sexta-feira, 27 de julho de 2012

crónica... [olímpiadas da vida] e porque agora [oficialmente] começam as olimpíadas... de pe. manuel morujão... no cm...!

"Começam hoje as Olimpíadas, o maior evento desportivo mundial. Estou certo que procuraremos seguir a beleza e a arte destas competições, segundo o tempo disponível e as modalidades mais do nosso gosto.

Quero chamar a atenção para o espírito dos Jogos Olímpicos, tónico que fará bem à saúde da nossa sociedade portuguesa. Aliás, o Papa Bento XVI, no domingo passado, referiu se ao seu forte valor simbólico, particularmente como experiência de fraternidade entre todos os povos da terra.

"Faz parte do espírito olímpico o competir com o máximo de empenho e esforço. Mais do que a vitória, o importante é participar. "O essencial não é conquistar [medalhas], mas lutar bem", assim afirma Pierre de Coubertin, o pai das olimpíadas modernas. No meio do túnel escuro da crise em que nos encontramos, precisamos da luz da tocha olímpica que nos faça crescer a esperança de a ultrapassar. Não há lugar para espetadores. Cabe nos a todos o papel de ser parte ativa da solução. O fundamental não é conquistar medalhas, palmas ou elogios, vindos dos parceiros da Europa ou do FMI, mas fazer o possível para que a situação melhore: criar emprego, atender os mais pobres e frágeis, fomentar a solidariedade e a justiça social, ajudar os que se ocupam dos que mais precisam. Este é o clássico lema dos Jogos Olímpicos, da autoria do P. Henri Martin: "Mais veloz, mais alto, mais forte." É um desafio a superar medianias medíocres, que não desempatam situações complexas e difíceis como a presente. É a busca de mais qualidade no campo da política e do trabalho, na gestão da vida pública e na administração dos serviços, na honestidade dos negócios e na seriedade das instituições de ensino… O poeta Teixeira de Pascoaes tem um verso cheio de vigor e inspirador de confiança: "Lutar é já vencer." Quem desiste de lutar está a um passo de perder.

Estamos em tempo de Jogos Olímpicos. Uma boa ocasião para conviver e descansar vendo atletas de alta competição ultrapassando dificuldades, mostrando o que valem, superando recordes. Além da beleza inerente ao espetáculo, aprenderemos lições de vida de quem luta por fazer o seu melhor. Todos somos atletas das olimpíadas da vida."

Sem comentários:

Enviar um comentário