segunda-feira, 30 de julho de 2012

notícia... que de novidade nada traz [dos equívocos cráticos]... e o 'pessoal' que se amanhe... no cm...!

"As novas disciplinas de Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET) do 2º ciclo, que resultaram do desmembramento de Educação Visual e Tecnológica (EVT), não vão ter programas próprios e terão de basear-se nos programas de EVT.

Questionado pelo CM, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) revelou que "tal como anteriormente os professores faziam a separação de conteú-dos e actividades de EV e de ET a partir das orientações curriculares publicadas, irão continuar a fazê-lo". A tutela sublinha que "na ausência de programas individualizados de Educação Visual e de Educação Tecnológica, os professores devem apropriar as orientações curriculares anteriormente produzidas, cotejando-as com as novas metas curriculares".

Segundo o MEC, estas disciplinas "propiciam uma gran-de liberdade de concretiza-ção", tendo os professores "uma grande autonomia".

A falta de programas tinha sido muito criticada pela Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica (APEVT). Num parecer sobre a proposta de metas curriculares apresentada pela tutela, a associação defendeu que a mesma revela "uma falta de respeito pela dignidade pessoal e profissional dos professores". A APEVT considerou que a forma como a tutela conduziu o processo revela "irresponsabilidade institucional, social e educativa", sendo um sintoma "do caos organizacional e educativo que vivem as escolas".

De resto, todas as propostas de metas mereceram pareceres muito críticos das respectivas associações de professores. O MEC frisou que "no início de Agosto apresentará a versão final das metas curriculares, incorporando os contributos considerados pertinentes" e lembrou que "no próximo ano lectivo, as metas são fortemente recomendadas"."

Sem comentários:

Enviar um comentário