terça-feira, 30 de setembro de 2014

como não há bela sem senão... mal começou [desastrosamente] o ano lectivo... já estão a alterar o calendário... um comunivado do mec... via portal do governo...!

"NOVOS CALENDÁRIOS DAS PROVAS FINAIS DOS TRÊS CICLOS DO ENSINO BÁSICO


Tendo em conta as alterações recentemente introduzidas nas regras de avaliação e certificação dos alunos que frequentam o Ensino Básico, designadamente a realização das provas finais do 9.º ano de escolaridade em duas fases, o Ministério da Educação e Ciência procedeu a um ajustamento do calendário das provas e da afixação de resultados do 3.º ciclo.

A partir do atual ano letivo, todas as provas finais dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos passam a realizar-se em duas fases, sendo que em relação aos 4.º e 6.º anos de escolaridade a segunda fase é antecedida de um período de acompanhamento extraordinário, tendo em vista a superação das dificuldades detetadas.

Em relação aos alunos do 9.º ano, as escolas poderão, no âmbito da sua autonomia, oferecer um apoio suplementar se assim o entenderem, mas, devido às diferenças entre os ciclos, nomeadamente na idade e maturidade dos alunos, não está prevista a obrigatoriedade de serem organizadas de forma sistemática atividades letivas como acontece nos outros ciclos. Pretende-se proporcionar a alguns alunos uma nova oportunidade para recuperarem os resultados da sua aprendizagem, através de um período de estudo entre a realização da 1.ª e da 2.ª fase.

As provas finais do 3.º ciclo do ensino básico passam assim a ter o calendário que segue em baixo. As datas relativas à primeira fase correspondem às datas da anterior 1.ª chamada, mantendo-se também a afixação dos resultados no dia 09 de julho. Quanto à segunda fase, as pautas são afixadas a 4 de agosto.


Horas 1.ª fase 2.ª fase
9h30 segunda-feira
15 de junho
quarta-feira
17 de junho
sexta-feira
19 de junho
quinta-feira
16 de julho
sexta-feira
17 de julho
segunda-feira
20 de julho
Português (91) PLNM (93) (94) Matemática (92) Português (91) PLNM (93) (94) Matemática (92)


O Ministério da Educação e Ciência continua, assim, a apostar na capacidade de cada escola para tomar, no âmbito da sua autonomia, as opções que melhor se adaptem às características dos seus alunos e que essas, conjugadas com processos rigorosos de avaliação e com um acompanhamento regular e atempado dos alunos, vão continuar a elevar a qualidade do que se ensina e do que se aprende nas escolas.

O despacho que procede à alteração do calendário das provas finais do 3.º ciclo aguarda publicação em Diário da República."


aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário