segunda-feira, 30 de março de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Ricardo Costa
HOJE POR RICARDO COSTA
Diretor
 
30 de Março de 2015
 
Uma vitória, uma cabazada e ir às compras com o Visa de Puti
 

Começamos pelo 2 a 1 ou pelo 44 a 11? Talvez pelo primeiro, que se conta depressa e deixou o país satisfeito. Em poucas linhas: com Fernando Santos a cumprir castigo, Portugal alinhou sem ponta de lança (ah sim?...) com Eliseu e Coentrão na esquerda e Ricardo Carvalho a titular. A última escolha foi muito discutida nas bancadas, sofás e mesas de café (com aquela idade, meu deus…) até que Carvalho marcou de cabeça e não se falou mais disso. Até porque, de seguida, lesionou-se nos festejos e deu o lugar a José Fonte, estrela da Premier League, que fez um jogo seguro, onde Moutinho e Tiago estiveram em alto nível. Acabou 2-1 e o país está em paz com a seleção.
Vamos então ao 44 a 11, que terá originado uma grande encomenda de Alka Seltzers para o Largo do Rato, onde o líder ainda não falou, deixando o palco a Porfírio Silva, um filósofo que despontou na direção do PS. Mas, a verdade, é que nem Zenão, o primeiro dos estoicos, conseguiria explicar a cabazada que o PS levou ontem nas eleições na Madeira. Miguel Albuquerque, o ex-delfim e depois nemesis de Jardim, conseguiu a 11ª maioria absoluta consecutiva para o PSD-Madeira depois de 37 anos de Alberto João. E com o ex-líder contra ele. É obra.
Um resultado histórico para Miguel Albuquerque, que deixou um amargo de boca nos outros “vencedores” da noite: o CDS que continua a ser a segunda força, o PCP que cresceu e o Bloco que regressa ao Parlamento com dois deputados e mesmo ao Juntos pelo Povo, a grande surpresa da noite. Não conseguiram impedir a maioria absoluta. Mas a vida não vai ser fácil para Miguel Albuquerque, que vai governar uma região com uma dívida astronómica e um desemprego brutal.
Antes de irmos a outras notícias, o The Guardian divulgou esta manhã que a Agência de imigração australiana divulgou por engano dados privados de todos os líderes que estiveram na última cimeira do G-20, que teve lugar em Brisbane em novembro. Parece que um funcionário da agência enviou para a organização do Campeonato Asiático de Futebol uma lista com todos os passaportes, cartões visa e muitos dados pessoais de 31 líderes mundiais. A notícia é divertida, mas está a provocar celeuma, porque os australianos não avisaram ninguém do deslize enquanto andavam a circular os dados de Obama, Putin, Merkel, Modi, Renzi, etc.
Se não ouvirem falar de mim ao longo do dia é porque estou a comprar coisas na Amazon com o cartão de Putin ou a renovar a conta do iTunes com o American Express do Obama.



OUTRAS NOTÍCIAS
Sarkozy está de regresso e em grande forma. A segunda volta das departamentais francesas foram um desastre para o PS de Hollande, que perde em toda a linha. Marine Le Pen ficou satisfeita com o númerod e votos mas não conseguiu uma vitória que se visse.

Na Nigéria ainda se contam os votos de umas importantes e atribuladas eleições. A Nigéria é o país mais populoso de África, a maior economia do continente e está abraços com o terrorismo do Boko Haram

As negociações sobre o nuclear iraniano terminam amanhã em Lausane, na Suíça. Há alguns sinais de otimismo, mas ainda muitas dúvidas sobre a mesa.

Ontem morreu Sevinate Pinto, um dos maiores especialistas nacionais em Agricultura. Manuel Carvalho, no Público, explica bem a importância deste ex-ministro da Agricultura.

Se está a ler este texto Expresso Curto num telemóvel e não usaWhatsApp espreite este gráfico do Economist. Se usa, espreite na mesma. É impressionantea velocidade a que este serviço de mensagens tem crescido mundo fora.

FRASES
É inacreditável a falta de escrutínio com que as sondagens são feitas”. Paulo Portas sobre as sondagens que desvalorizaram o CDS na Madeira, com fortíssimas críticas à Universidade Católica

Vou abrir o governo a independentes”. Miguel Albuquerque, líder do PSD Madeira depois da vitória com maioria absoluta.

Por amor de Deus abre a porta, abre a maldita porta”. As últimas palavras do comandante Patrick Sondheimer antes da queda do avião da Germanwings nos Alpes

Dar a lista aos pais é incentivar a punição popular”. Maria José Costeira, nova presidente da Associação Sindical de juízes sobre a lista de pedófilos que o governo quer criar

O QUE EU ANDO A LER
Tudo o que tem aparecido sobre Ricardo III, o menos amado dos reis ingleses. Isto porque o monarca  teve direito a um enterro na semana passada, 527 anos depois de ter falecido. Foi uma discussão épica além-Mancha desde que descobriram o que restava do Rei debaixo de um parque de estacionamento em Leicester.  Morto em batalha - depois de dizer a célebre frase " um cavalo, um cavalo, o meu reino por um cavalo" -, Ricardo III ali ficou uns séculos, sem honra nem funeral e, com o passar dos anos, com alcatrão e automóveis em cima.
Por isso voltei a pegar no Ricardo III de Shakespeare, uma recomendação fica sempre bem, mas que não vos deixará boa impressão do brevíssimo monarca (dois anos de reinado atribulado). O livro começa com outra célebre frase - Este é o Inverno do nosso descontentamento - e segue por aí fora a mostrar um homem cruel, torto - em todos os sentidos -, mesquinho, rápido a espalhar o mal e que teve a morte que merecia.
Mas será mesmo assim? Há belos textos na imprensa da semana passada sobre a descoberta do corpo e o  enterro a que devia ter ou não direito, sobre um funeral que não foi de Estado e a que a Rainha não foi mas, pelo sim pelo não, enviou uns primos e que teve, isso mesmo, Benedict Cumberbatch a declamar um poema escrito para a ocasião ( pode ver aqui o belíssimo vídeo). Parece que Cumberbatch, que já representou a peça de Shakespeare dezasseis vezes, é descendente afastado de Ricardo III, e que o caixão foi feito por outro descendente que é marceneiro no Canadá. Se D. Sebastião resolver aparecer, é bom que traga um ator e um marceneiro na descendência para facilitar o protocolo e o Orçamento de Estado... Quem tiver sentido de humor por seguir Ricardo III no Twitter na conta  @richard_third onde surgem pensamentos e aforismos de um bem enterrado e com ótimo sentido de humor.

O que me apetecia dizer agora era " um café, um café, o meu Reino por um café", mas já bebi dois e o melhor é desejar bom dia e lembrar que vamos estar sempre a trabalhar no Expresso Online e que o fim da tarde tem o Expresso Diário, com toda atualidade bem explicada e opinião em primeira mão. É só usar o código que está na capa da Revista.  Saiba como aqui. Amanhã vai estar aqui o Henrique Monteiro, logo pela manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário