terça-feira, 31 de março de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Martim Silva
Hoje por Martim Silva
Editor-Executivo
 
31 de Março de 2015
 
CDJ: Crime. Desemprego. Jovens
 

Bom dia!
Quando o mais é menos. E o menos é mais.

Ficámos a conhecer os valores do desemprego e o panorama não é bonito. Depois de meses e meses a descer, os números aumentam pelo quarto mês consecutivo.

A descer estão agora os números do crime em Portugal. Os dados da criminalidade no último ano merecem hoje forte destaque nas capas da imprensa. O tom geral incide na descida da criminalidade grave e violenta, que baixou 5% face ao ano anterior. E na descida global de 6,7% do crime. Mas, ainda assim, o tema permite várias leituras e olhares: No DN lê-se que os “crimes cometidos por jovens dos 12 aos 16 anos aumentaram 23,4%”, enquanto o Público titula: “Menos crimes mas mais delinquência juvenil e violência doméstica”. Já o i prefere salientar que a “criminalidade grave e violenta cai pelo quinto ano consecutivo”.

Comum aos dois temas, desemprego e crime, é o facto de os números relacionados com os mais jovens serem nesta altura os mais preocupantes.

Tema que ainda hoje dá que falar são as eleições na Madeira.
Tirar a maioria absoluta ao PSD, eis um sonho de 40 anos da oposição. Os resultados de domingo mostraram que ainda não foi desta. Para mais, com o PS verdadeiramente humilhado (11 por cento). Mas o PCP quer estragar a festa e ser o primeiro a consegui-lo. Pediu a recontagem dos votos nulos e espera hoje conseguir mais cinco cruzinhas validadas para eleger o terceiro deputado… e roubar o 24º ao PSD. Será possível? Caso seja, o JPP pode ser decisivo. Quem? JPP, o Juntos Pelo Povo. Se não faz ideia do que é este recém-chegado à política tem de ler o Expresso Diário de ontem. Nele contamos a história dos irmãos Sousa. Filipe e Élvio. De como se atiraram para a criação de um movimento na câmara de Santa Cruz. De como depois disso decidiram não parar e criar um partido. De como no domingo conquistaram cinco deputados (só para ter uma ideia: no Parlamento madeirense vão sentar-se cinco socialistas).

OUTRAS NOTÍCIAS
Cá dentro,
O DN afirma que só este ano a GNR já apanhou 239 suspeitos de provocar incêndios. Isto no mesmo dia em que foi apresentado o dispositivo para combate aos incêndios deste ano.

Os embaixadores em países mais caros querem ser compensados pelo Estado português. Eis uma causa que dificilmente será muito popular.

Imagine que de sexta-feira a oito há uma greve do Metro em Lisboa. “Caos”, imaginou. Agora imagine que há uma greve da Carris. No mesmo dia. Pode imaginar, porque é mesmo verdade. Marque na agenda: 10 de abril = folga e sair de Lisboa (de véspera).

Já amanhã começa o período para entrega da declaração de IRS pela internet.

E por agora quem chega de avião à capital fica livre de pagar a famosa taxa de entrada, suportando a ANA os encargos.

Esta notícia vem dos EUA, mas podia ser cá. E explica porque é que perder uma campanha presidencial pode nem ser assim tão mau. Leia isto, professor Marcelo, leia isto…

Ainda na política, faz ideia de quem são os políticos mais influentes na rede social Twitter? A notícia está no Público mas eu dou-lhe um cheirinho: o top três é composto por Rui Tavares (Livre), João Galamba (PS) e Michael Seufert (CDS).

António Costa anunciou a demissão do cargo de diretor do Diário Económico.

No desporto, li esta história e digo-lhe para fazer o mesmo. Ele era árbitro. Agora é comandante dos bombeiros. Falamos de João Ferreira. A história foi revelada pelo DN.

Esta noite joga a selecção nacional de futebol, assim numa versão “série B”, no Estoril, frente a Cabo Verde. As receitas do jogo são para ajudar as vítimas do vulcão da Ilha do Fogo. E parece que o estádio pode estar cheio.

Lá fora,
Há muita coisa a acontecer e bem importante,

No Reino Unido já começou a longa campanha de um mês até às eleições em que ficaremos a saber se David Cameron continua ou não como primeiro-ministro. Quinta-feira há o primeiro debate televisivo.

Um tiroteio ocorreu na última noite na sede da NSA, nos EUA, depois de dois homens tentarem forçar a entrada na Agência de Segurança Nacional.

O copiloto responsável pela queda do avião nos Alpes franceses que na semana passada vitimou 149 pessoas recebeu tratamento para tendência suicidas antes de se tornar piloto.

Enquanto em Bruxelas as negociações entre gregos e “instituições” (sim, é a troika mas parece que agora não lhe podemos chamar assim) não atam nem desatam, Alexis Tsipras foi ao Parlamento em Atenas mas não revelou que medidas pode o seu Governo estar a preparar. Apenas prometeu evitar uma rendição incondicional.

Com as negociações sobre o programa nuclear do Irão a chegarem ao fim (hoje) sem um acordo à vista, vale a pena olhar para esta infografia que mostra como no índice de segurança de materiais nucleares países a Coreia do Norte, o Paquistão ou o… Irão ocupam a cauda da tabela.

No Iémen, uma guerra civil está a gerar uma escalada que pode levar a um conflito mais alargado, pondo frente a frente Irão e uma coligação árabe liderada pela Arábia Saudita. Campainhas de alarme em vermelho total neste ponto do globo.

Ainda no Médio Oriente, os hackers do Anonymous ameaçam levar uma espécie de “holocausto electrónico” (é escusado explicar o péssimo gosto da expressão) a ~Israeklo país dentro de uma semana, dia 7 de abril.

Embora menos escaldantes, estas notícias também valem uma espreitadela,
Já se conhece o nome que vai substituir Jon Stewart no Daily Show. Parece que os pivots estrangeiros estão a tomar conta da tv norte-americana. Se tiver curiosidade, pode ir à Slate e ver alguns dos melhores momentos de stand up de Trevor Noah. Aqui pode perceber melhor as origens do cómico filho de mãe xhosa e pai suíço.

Símbolo do conflito na Síria está a tornar-se a foto de um rapazinho que ao ver apontada para si a objectiva da câmara fotográfica levantou os braços, como se tivesse uma arma apontada. O caso está a dar que falar.

Na Rússia, um diretor de um teatro foi demitido depois de numa adaptação de uma ópera de Wagner ter sido utilizado um cartaz em que um crucifixo entre as coxas de uma mulher nua.

Nos EUA, familiares do falecido ator cómico Robin Williams já estão em conflito por causa dos bens.

Vai uma cerveja? Pense nisso. E enquanto pensa, saiba qual é a marca favorita de cerveja, país a país.

Finalmente, o que têm em comum Madonna, Arcade Fire e Coldplay (para além de serem todos músicos)? Manifestaram o apoio ao novo serviço de streaming musical lançado por Jay Z.

NÚMEROS
Hoje, dou-lhe dois:
100.
Outubro de 1996. Foi há quase vinte anos. Agora, e pela primeira vez desde essa data, Tiger Woods está de fora do top 100 mundial do golfe.

1,7 milhões. Quais os políticos mais bem pagos do Mundo? Se acha que os nossos são principescamente pagos, veja esta lista internacional. Liderada pelo PM de Singapura e em que em décimo lugar surge Matteo Renzi, de Itália. Obama, Merkel, Putin e Hollande estão entre os que têm salários mais elevados.

FRASES
“Há dívidas resolvidas numa semana”, José Carlos Resende, presidente da Câmara dos Solicitadores, em entrevista ao Jornal de Negócios, que faz hoje capa no jornal

“Portugal fez esforço extraordinário, mas ainda é preciso fazer mais”Pierre Moscovici, o francês que é Comissário Europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros (e que hoje está em Portugal) , numa entrevista ao Diário Económico

“Temos o Parlamento mais democrático do País, em que um grupo de amigos com dois mil e tal votos pode eleger um deputado”, Miguel Albuquerque, presidente eleito do Governo regional da Madeira, numa entrevista ao Público em que ainda comenta a possibilidade de perder um deputado (e a maioria absoluta) para a CDU, com a recontagem dos votos nulos: “nem me passa pela cabeça. Teria grandes dificuldades para a governação da Madeira”

O QUE ANDO A LER
O meu destaque de hoje vai inteirinho para o livro Boomerang, do americano Michael Lewis. A obra, um best-seller internacional, olha para a crise de 2010/2011 de uma forma irresistível. Lewis percorre, em jeito de reportagem, a Islândia, Grécia, Irlanda, Alemanha e Califórnia e dá-nos um retrato ao mesmo tempo arrepiante, profundo, informado e desempoeirado sobre as razões mais profundas da crise financeira (que não são necessariamente as mesmas em todo o lado). Os capítulos sobre os banqueiros islandeses ou o da inacreditável bolha imobiliária irlandesa são absolutamente imperdíveis. Lewis é dos mais aclamados escritores americanos de economia da atualidade, e ainda há bem pouco tempo foi entrevistado para o Expresso a propósito de Flash Boys, o seu mais recente livro.

Hoje é terça-feira, 31 de março.
Neste dia, em 1889, foi inaugurada a Torre Eiffel (use esta quando for tomar café com colegas). Faltam 275 dias para acabar o ano. O sol nasceu às 7.24 e põe-se às 19.59.
Tenha um grande dia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário