terça-feira, 7 de abril de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Ricardo Costa
Hoje por Ricardo Costa
Diretor
 
7 de Abril de 2015
 
Kiwis? Não estou nem aí...
 

Com um título destes, parece que vamos arrancar com um tema ligeiro. Nada disso. Os kiwis, bem como os morangos e pêssegos gregos, são a nova arma diplomática de Atenas (Alexis Tsipras’s soft fruit ploy with Moscow set to antagonise EU, artigo para assinantes do FT). É já amanhã que Alexis Tsipras – cada vez mais entre a espada e a parede – vai a Moscovo tentar que Putin o apoie e levante a proibição à exportação destes frutos gregos.
Este movimento diplomático está a ser visto com muito maus olhos em Bruxelas já que o braço de ferro com Moscovo (sanções da UE por causa da Ucrânia vs. restrições russas a exportações agrícolas da UE) é demasiado sério para permitir movimentos isolados de um estado membro da União Europeia.

Mas é isso que o governo grego está a fazer ou, pelo menos, a ameaçar. Quer mostrar que pode ter o apoio financeiro de Moscovo e, para a troca, recordar que pode usar o direito de veto a novas sanções contra Putin. Será fogo de vista ou os kiwis são mesmo um arma? Até agora, a verdade tem sido dura para o governo grego e para a retórica do Syriza, que começa a fraquejar na sua difícil unidade (o Syriza é uma coligação) e a ex-troika não tem cedido em quase nada, apesar do recente périplo de Varoufakis a Washington e do seu estilo motoqueiro simpático, cada vez melhor retratado (Uma fotogaleria cool: Varoufakis, born to be wild).



Tome nota dos kiwis, que serão um bom tema de conversa amanhã, porque hoje o que mais se discute na pátria ainda são as presidenciais, depois do Expresso ter dito no sábado que Sampaio da Nóvoa está quase pronto a avançar. A eleição está agitar a política, sobretudo o PS, que parece disposto a apoiar-mas-só-mais-tarde este quase candidato. O ex-reitor da Universidade de Lisboa, conhecido pelos seus discursos que levantam plateias, mas também criticados por serem quase vazios, tem sido contestado por várias vozes dentro do PS, mas hoje recebeu o apoio de Manuel Alegre, que, no DN, pergunta: querem outro presidente de direita? Alegre, que concorreu duas vezes sabe bem do que fala. Já Vera Jardim, disse na Rádio Renascença que Sampaio da Nóvoa não tem perfil para o cargo, sobretudo porque é interventivo e não moderador.

Mas a melhor frase sobre este assunto é definitivamente de Paulo Portas, que Santana tentou lançar para a corrida numa entrevista do fim de semana. Pois, quando o líder do CDS-PP foi confrontado pelos jornalistas sobre o assunto, respondeu simplesmente: não estou nem aí… Se o tema o incomodar, quando lhe falarem das presidenciais, já sabe. É so dizer que não está nem aí…     

OUTRAS NOTÍCIAS
Hoje é o Dia D para as eleições da Madeira, com o Tribunal Constitucional a deliberar sobre a catadupa de recursos partidários sobre a recontagem de votos que retirou e reconfirmou a maioria absoluta do PSD no arquipélago.



O Jornal de Negócios revela que o BPI foi excluído da corrida ao Novo Banco, alegadamente por ter apresentado um preço muito baixo. Há cinco propostas na corrida, em princípio duas chinesas (Fossun e Anbang), duas de americanos (Apollo e Cerberus) e outra do Santander.



Se ainda está confuso (e é natural que esteja) sobre os recentes números do desemprego e as dúvidas levantadas pelo governo, espreite este texto do Expresso Diário. Pedro Santos Guerreiro e Sónia Lourenço perguntaram ao INE e explicam tudo. E o desemprego está mesmo a subir.
 
Depois do horrível massacre de estudantes cristãos numa universidade, o Quénia lançou ataques aéreos contra campos do grupo terrorista Al-Shabaab na vizinha Somália. Henrique Monteiro em Garissa, os cristãos e a honestidade intelectual da Europa lembra como os cristãos são perseguidos em muitos países mundo fora.



A Turquia decidiu bloquear o twitter, o facebook e o youtube – entre muitos outros sites – por difundido a fotografia do sequestro de um procurador, que acabou por morrer.



Se está a ler este Expresso Curto num smartphone, fique a saber que os resultados operacionais da Samsung caíram 31%, mas ainda assim para uns assombrosos 5,4 mil milhões de dólares positivos. A estratégia da empresa sul-coreana passa agora, em simultâneo, por vender componentes a outros fabricantes de telemóveis.



Ah, o mau tempo veio mesmo para ficar mais uns dias. E neste caso nem nos vale o “nem estou aí…” de Portas. É mesmo esperar até que passe.



FRASES
"Sampaio da Nóvoa, para mim ainda é uma névoa". Miguel Sousa Tavares no comentário no Jornal da Noite da SIC

"Mas tudo o que o soutor entenda quee possa ser útil, porque eu conheço o soutor...". Excerto de uma escuta sobre os vistos Gold entre um juíz e e o presidente de um instituto público publicada no jornal i

"Está ao mosso alcance abrir uma nova página da nossa História". Pedro Passos Coelho sobre um novo ciclo económico



O QUE EU ANDO A LER
A chegada de Suite Francesa às nossas salas de cinema, na semana passada, fez-me recordar este extraordinário livro de Irène Némirovsky publicado em França em 2004 e galardoado com o Prémio Renaudout. O livro provocou um enorme estrondo quando foi publicado porque retrata a vida do país sob a ocupação Nazi e, sobretudo, porque fala sem rodeios do colaboracionismo e da estranha normalidade da ocupação. Escrito nesses anos e deixado incompleto porque a autora foi deportada para Auschwitz em 1941, onde veio a morrer, o manuscrito esteve guardado durante décadas por uma das filhas da escritora. Quando foi finalmente publicado, a Suite Francesa foi um sucesso de vendas em França, sucessivamente traduzido em dezenas de línguas, tendo vendido mais de 2,5 milhões de cópias. Não sei se o filme vale a pena, mas o livro, que li na altura em que saiu, é mesmo muito bom.



Resta-me desejar bom dia e lembrar que vamos estar sempre a trabalhar no Expresso Online e que ao fim da tarde temos pronto o Expresso Diário, a atualidade bem explicada e opinião em primeira mão. É só usar o código que está na capa da RevistaSaiba como aqui. Amanhã vai estar aqui o João Vieira Pereira, logo pela manhã, com um Expresso Curto com cheirinho a números.

Sem comentários:

Enviar um comentário