quinta-feira, 23 de abril de 2015

ensino artístico... a treta do costume...?

"Escolas de ensino artístico de novo sem financiamento: professores e outros trabalhadores, mais uma vez, sem salário

RESPONSÁVEIS FOGEM DO DIÁLOGO COMO O DIABO DA CRUZ


Sem êxito, a FENPROF tem insistido junto do MEC para que se realize uma reunião sobre esta matéria, não apenas para discutir a situação presente, mas também o futuro destas escolas e o seu regime de financiamento. O Ministro Nuno Crato passou o problema para o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e este limitou-se a informar que a reunião seria marcada para data oportuna.

Também a gestão do POCH, a quem já foi solicitada reunião, pedido reiterado na sequência de uma resposta que alegava falta de oportunidade para a sua realização, continua sem marcar data para que a reunião se concretize.

Perante esta insustentável situação, os professores virão novamente para a rua protestar contra o arrastamento de um problema que tem de ser resolvido com toda a urgência. Com esse propósito, e porque a via do diálogo está bloqueada por MEC e gestão do POCH, os professores e demais trabalhadores das escolas de ensino artístico especializado voltam ao protesto, assumindo, para já, duas reivindicações:
  • Pagamento imediato de todo o financiamento em atraso;
  • Abertura ao diálogo por parte de MEC e gestão do POCH, com vista a discutir e negociar, entre outros aspetos, a futura organização do EAE e o seu regime de financiamento.
Desta vez, a Concentração dos Professores e de outros Trabalhadores das escolas de EAE terá lugar junto à representação em Lisboa da Comissão Europeia, no Largo Jean Monnet. Será no dia 30 de abril (véspera do 1.º de Maio, Dia dos Trabalhadores, que, também neste caso, têm visto direitos fundamentais permanentemente postos em causa), pelas 11 horas. Para permitir a participação dos docentes, a FENPROF apresentará um Pré-Aviso de Greve, abrangendo todo o território nacional e toda a atividade a desenvolver, neste dia, nas escolas envolvidas."


O Secretariado Nacional da FENPROF
22/04/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário