quinta-feira, 30 de abril de 2015

informações [educação]... ciências em rede, parlamento jovem... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 69 – 30/04/2015


Informações Gerais

Congresso "No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global"
O Congresso “No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global” irá ter lugar nos dias 7 e 8 de maio de 2015, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O evento é uma organização conjunta da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e das Faculdades de Letras das Universidades de Coimbra, de Lisboa e do Porto, e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Efucação e Ciência, da Fundação Calouste Gulbenkian e da RTP.

Este evento tem como desígnio propor uma reflexão, dedicada à comunidade científica e ao público em geral, sobre o significado e o papel das Ciências Sociais e das Humanidades no contexto geral da sociedade e do conhecimento.

O congresso propõe quatro abordagens dedicadas à reflexão e ao debate sobre o mundo global que habitamos: Sentir o Mundo, Conhecer o Mundo, Pensar o Mundo, Governar o Mundo. Cada um desses temas será introduzido por um conferencista, seguindo-se uma sessão, em mesa redonda, que reúne especialistas e cientistas de áreas disciplinares diferentes, aos quais se solicita que apresentem a sua perspetiva sobre o tema proposto.

A intenção é, a partir das contribuições das diversas áreas disciplinares, refletir conjuntamente sobre cada um desses temas, ilustrando a complementaridade e enriquecimento mútuo proporcionado por um diálogo transdisciplinar que inclua as ciências sociais e humanas.

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição em nocoracaodomundo@gmail.com.


Programa Parlamento dos Jovens
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

A edição de 2015 deste programa conta com a colaboração do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), das Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ), das Direções Regionais da Educação e da Juventude da Região Autónoma dos Açores e das Direções Regionais de Educação e de Juventude e Desporto da Região Autónoma dos Açores.

As atividades culminam com a realização de duas sessões nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa.

A sessão nacional relativa ao ensino básico realiza-se no Palácio de São Bento, nos dias 4 e 5 de maio, sob o tema "Combate ao Insucesso Escolar". Nos dias 25 e 26 de maio irá realizar-se a sessão nacional relativa ao ensino secundário, na qual se debaterá o tema "Ensino público e privado: que desafios?".


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário