sexta-feira, 24 de abril de 2015

informações [educação]... livros e bibliotecas, fotografia e luz... no boletim do cirep...

Boletim Informativo n.º 65 – 24/04/2015


Informações Gerais
“Ler Em Todo Lado” é a proposta das Bibliotecas de Lisboa (BLX) para o mês de abril. Este projeto convida os cidadãos a ler nas bibliotecas, nas livrarias e na rua, através de atividades como maratonas de leitura, apresentações de livros, venda de livros com descontos, conferências e debates, leituras encenadas, horas do conto, oficinas para os mais pequenos ou exposições. A iniciativa “Ler Em Todo Lado” pretende disseminar a leitura pelas ruas de Lisboa, mas também pelo país, num mês em que se celebra o Livro e os 41 anos do 25 de Abril.

Destaque para a exposição As Palavras não Cabem nos Livros, até ao dia 30 de abril, no Mercado de Campo de Ourique. Numa parceria com a Escola Artística António Arroio, trata-se de uma intervenção visual e performativa neste espaço da cidade de Lisboa, na qual os alunos associam imagens produzidas em serigrafia, fotografia, desenho e colagem, a frases de autores maiores da literatura universal.


Concurso de Fotografia: “Luz em flash
O concurso “Luz em Flash”, organizado pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, surge no âmbito do Ano Internacional da Luz 2015 (AIL 2015) – resultante da iniciativa de um vasto consórcio de diferentes entidades científicas juntamente com a UNESCO –, que pretende evidenciar aos cidadãos de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias óticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade.
Este concurso decorre em Portugal e nos restantes estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e tem por objetivo a produção de fotografias que mostrem o papel vital que a luz e as tecnologias baseadas na luz desempenham no dia a dia. As fotografias deverão evidenciar uma das quatro dimensões da luz: ciência, tecnologia, natureza e arte/cultura; o prazo de envio das mesmas, em formato digital, bem como da ficha de inscrição, é o dia 10 de maio.


O grande explorador Vasco da Gama
Que razões terão levado D. Manuel a escolher Vasco da Gama para capitão-mor da armada cuja missão era descobrir o último troço do caminho marítimo para a Índia? Que peripécias terá vivido tão intrépido explorador?

A Fundação Oriente convida os jovens dos 6 aos 12 anos a descobrir quem foi o descobridor imortalizado n’ Os Lusíadas, nas oficinas a realizar dias 2 e 16 de maio. As inscrições decorrem até 27 de abril e 11 de maio, respetivamente.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário