segunda-feira, 6 de abril de 2015

informações [educação]... psiciologia e crianças, ensino e formação profissional, fotografia e concurso... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 55 – 06/04/2015


Informações Gerais

6.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
A Universidade Lusíada de Lisboa organiza, nos dias 22 e 23 de abril de 2015, o 6.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, sob o tema "Tecnologia e Criatividade".

Este congresso tem como principal objetivo promover o debate entre investigadores e outros profissionais especialistas nas áreas da psicologia, das engenharias, das informáticas, da saúde e da educação, nomeadamente na definição de conceitos, nas suas implicações pessoais, interpessoais e sociais e na aplicabilidade prática da tecnologia e da criatividade no trabalho com diferentes populações e problemáticas.


Roadshow do Ensino e Formação Profissional 2015
Com o objetivo de promover o ensino profissional e de divulgar as ofertas de educação e formação profissionalizantes disponíveis para os jovens, após conclusão do 9.º ano de escolaridade, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) promove o roadshow do Ensino e Formação Profissional, sob o lema "Projeta o teu futuro".

Em cada uma das paragens deste roadshow será desenvolvida uma mostra de ensino profissionalizante, integrando um stand âncora da responsabilidade da ANQEP. Além disso, em cada espaço destinado à mostra de ensino profissionalizante, estão ainda previstas demonstrações ao vivo de projetos realizados no âmbito dos cursos profissionalizantes por alunos/formandos desses mesmos cursos, atividades de animação itinerante e outras de cariz mais performativo, tais como dança, teatro, música, entre outras.

Consulte os locais e datas do Roadshow do Ensino e Formação Profissional na página eletrónica da ANQEP.


Concurso de Fotografia: “O nosso Futuro está sobre a Mesa”
A alimentação desempenha um papel central na vida familiar e social, moldando a identidade e a cultura de cada povo.

Ao lançar este concurso, o Comissário Europeu responsável pela Cooperação Internacional para o Desenvolvimento declarou: "A alimentação é algo que damos por garantido aqui na UE, mas é importante recordar que a fome afeta ainda diariamente uma em cada nove pessoas. Queremos ver os desafios associados à sustentabilidade alimentar e nutricional pelos olhos das novas gerações. Aguardo com interesse a visão criativa dos jovens e espero que tal também nos permita ter uma imagem que reflita com mais exatidão as preocupações e prioridades das futuras gerações quanto a alimentação, nutrição e desenvolvimento sustentável."

O concurso está aberto aos jovens dos 15 aos 25 anos, podendo os interessados em participar submeter, até 10 de abril de 2015, o número de fotografias consagradas ao tema que quiserem. As cinco fotografias e legendas dos seis continentes que reúnam mais votos do grande público serão submetidas a um júri, que selecionará os seis finalistas. Os finalistas serão convidados a assistir às Jornadas Europeias do Desenvolvimento (Bruxelas, 3-4 de junho de 2015), onde as suas fotografias serão expostas.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!