terça-feira, 28 de abril de 2015

informações [educação]...pensamento crítico [seminário], arqueologia e formação certificada... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 66– 27/04/2015


Informações Gerais

II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico
O II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico (SIPC) 2015 irá realizar-se nos dias 8 e 9 de maio na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.

No I Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico saiu reforçada a importância do Pensamento Crítico no contexto educativo, alicerçada na crescente valorização das soft skills, na formação individual, na realização profissional e na cidadania consciente. Deste modo, os membros do Grupo webPACT, em parceria com o LabDCT/CIDTFF da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, propõem-se realizar, em Vila Real, o II Seminário Internacional focado no Pensamento Crítico e a sua relevância no ensino e aprendizagem, abarcando todos os ciclos de Ensino (do Pré-escolar ao Ensino Superior) e diferentes áreas disciplinares. Importa consolidar o diagnóstico sobre as abordagens/experiências adotadas em diferentes instituições de ensino e traçar agendas conjuntas de trabalho e de investigação nesta área.

Assim, o SIPC 2015 tem os seguintes objetivos:
  • Contribuir para o aprofundamento da investigação sobre o Pensamento Crítico em Portugal e noutros países;
  • Partilhar as estratégias de intervenção desenvolvidas para a formação e desenvolvimento do Pensamento Crítico;
  • Estabelecer uma agenda de investigação e formação na área;
  • Consolidar a rede de investigadores e formadores sobre o Pensamento Crítico.
Quem não gostava de ser Indiana Jones por um dia? Nesta visita ateliê poderá conhecer as técnicas e sentir o fascínio que a arqueologia continua a despertar em muitos de nós. Com a ajuda de historiadores e de arqueólogos, ficamos a saber o que é uma escavação arqueológica, como se encontraram no subsolo deste edifício os achados romanos, islâmicos, medievais e modernos. O que nos ensinam as fraturas de um esqueleto? Como se classifica um fragmento? Como se interpretam os vestígios encriptados na muralha?
As Visitas atelier para os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e visitas com seminário para os alunos do Ensino Secundário e Profissional decorrem todas as 4.ª, 5.ª e 6.ª feiras, às 10h30 e às 14h30, com a duração de 90 minutos, mediante inscrição prévia.


A relevância da Bio e Geodiversidade dos ecossistemas árticos e subárticos da IslândiaA Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG) tem abertas inscrições para a ação de formação "A relevância da Bio e Geodiversidade dos ecossistemas árticos e subárticos da Islândia".Esta acção, na modalidade de Curso de Formação, terá lugar de 15 a 23 de agosto de 2015, na Islândia, e encontra-se acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. É dirigida aos docentes dos grupos 230, 420 e 520. Inscrições até 1 de maio.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário