sábado, 30 de maio de 2015

informações [educação]... cultura e fruição [conferência], matemática e 'e-learning', educação e ciências... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 79 – 27/05/2015

Informações Gerais
No próximo dia 30 de maio, dar-se-á início à 4ª edição do Ciclo de Conferências “O papel da Escola na fruição dos universos culturais", organizada pela Equipa de Educação Artística (EEA) da Direção-Geral da Educação (DGE) - Ministério da Educação e Ciência (MEC), e com financiamento do Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT). O evento insere-se no âmbito do Estudo «Impacto das Políticas Públicas na Área da Educação Artística».

Este Ciclo tem como finalidade fazer um balanço sobre o modo como os diferentes intervenientes vivenciaram o Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) em contexto escolar. Neste contexto, o conjunto de conferências a realizar tem como objetivo dar voz aos docentes, aos responsáveis de diferentes instituições culturais e às crianças, procurando debater e refletir as implicações das aprendizagens das artes em estreita colaboração com a cultura. Pretende-se saber como é que a escola pode ensinar as diferentes formas de arte, investindo as crianças e jovens de saberes para a fruição dos vários universos culturais, antecipando a cultura como uma necessidade no processo educativo.

O evento irá realizar-se na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.


7.º International Workshop on Mathematics e-Learning (e- Math 2015) no Porto
Nos dias 8 e 9 de junho, a cidade do Porto receberá o 7.º International Workshop on Mathematics e-Learning (e- Math 2015), um encontro internacional para docentes e investigadores em e-learning na área da matemática.

O e-Math 2015 é co-organizado pela Universidade Aberta (Lisboa, Portugal), pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (Madrid, Espanha) e pela Universitat Oberta de Catalunya (Barcelona, Espanha). Esta iniciativa é apoiada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, pela Real Sociedad Matemática Española e pela Societat Catalana de Matemàtiques.

O Workshop irá incidir sobre diferentes tópicos, nomeadamente sobre tecnologia para e-learning em matemática, software open source, boas práticas e tendências futuras no campo do e-learning.
As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas até 30 de maio.


XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVI ENEC)
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa organiza o XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVI ENEC). Trata-se de um evento que ocorre de dois em dois anos alternadamente numa Universidade e num Instituto Politécnico.

A próxima edição, agendada para 10, 11 e 12 de Setembro de 2015, versa sobre o tema “Ciência como Cultura” e tem como público-alvo a comunidade de profissionais e os investigadores de Educação em Ciências ou áreas afins.

Embora se trate de um Encontro Nacional, importa abrir fronteiras porque os contextos da Ciência e da Educação são cada vez mais globais sem deixarem de ser locais. Nesta perspetiva, o XVI ENEC pretende também proporcionar a doutorandos a “I Escola de Doutoramento - ENEC”, uma oportunidade para reflexão, partilha e discussão de projetos em curso.

As inscrições regulares decorrem até 30 de maio de 2015.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário