sexta-feira, 22 de maio de 2015

informações [educação]... cursos técnicos superiores profissionais [esclarecimentos], jorge ferreira de vasconcelos [colóquio], educação e tic... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 77 – 22/05/2015


Informações Gerais

Sessão de Esclarecimento sobre os TeSP
No próximo dia 27 de maio, pelas 15h00, irá realizar-se na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) uma Sessão de Esclarecimento sobre os TeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

Nesta sessão, a ter lugar no Auditório do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente (situado no campus da ENIDH), estará presente o Sr. Secretário de Estado do Ensino Superior, Professor Doutor José Ferreira Gomes.


V Centenário de Jorge Ferreira de Vasconcelos
O Colóquio Internacional “V Centenário de Jorge Ferreira de Vasconcelos” irá decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 3), nos dias 28 e 29 de maio.

Com a coordenação de Silvina Pereira, este colóquio conta com a presença de vários especialistas provenientes de diversas universidades para analisar e debater a obra do dramaturgo português, nascido em 1515, bem como discutir outros aspetos relevantes da literatura, da cultura, da arte, da política e da sociedade portuguesa e europeia do século XVI, fazendo a ponte com a Europa atual e a procura do seu lugar no mundo.
Entrada livre.


Conferência “A Escola do Futuro, quando o futuro é já hoje”
Sob a organização da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães a conferência “A Escola do Futuro, quando o futuro é já hoje”  irá decorrer no dia 29 de maio, na Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade em Guimarães.

As inscrições são gratuitas e decorrem até ao dia 28 de maio, com um limite de 198 participantes.


Ensino e Aprendizagem com TIC em contexto escolar
O curso de formação “Ensino e Aprendizagem com TIC em contexto escolar”, levado a cabo pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio, está agendado para os dias 18, 19 e 20 de junho e destina-se a Educadores de Infância, Professores do Básico e Secundário e de Educação Especial.

O curso terá a duração de 15 horas (0,6 créditos) e tem como objetivos: melhorar as competências dos formandos, manejando e integrando as ferramentas; promover a integração das atividades com TIC nos processos de aprendizagem e de ensino, incluindo instrumentos de monitorização, suporte e avaliação da qualidade nas escolas; potenciar o uso das tecnologias do quotidiano para facilitar a comunicação e potenciar as aprendizagens; selecionar programas e projetos nacionais a que os formandos possam aderir e integrar numa perspetiva de partilha e colaboração de boas práticas suportadas em critérios objetivos; promover a autoformação e a Aprendizagem ao Longo da Vida: Future Classrom Lab, Future Classroom Scenarios, Erasmus Plus’ (Erasmus+) , eTwinning; levar à reflexão crítica sobre a utilização crítica das TIC em contexto pedagógico tendo em atenção aspetos éticos e de segurança que lhe estão associados; e contribuir para o desenvolvimento a apropriação de ferramentas por parte dos professores, de modo a melhorar as aprendizagens dos alunos.

Informações sobre horários e inscrições disponíveis online.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário