sábado, 16 de maio de 2015

numa espécie de balanço... o expresso diário...!

Expresso
Newsletter
Nº 258 16 de Maio de 2015
Martim Silva
POR Martim Silva
Editor-Executivo



As Nossas Escolhas 


Verdadeiramente difícil não é fazer a primeira edição. É conseguir que a segunda mantenha o nível da estreia. And so on. Esta semana temos Expresso Diário - As Nossas Escolhas pela segunda vez. E o difícil era garantirmos que os temas escolhidos eram tão interessantes e viciantes como os do último sábado.
As oito apostas dão garantias. Para ler os textos, reportagens e entrevistas que selecionámos e que representam o que de melhor fizemos na última semana basta utilizar o voucher que está na capa da Revista E de hoje.

Comecemos pelos exemplos dados pelos portugueses.

1. As dez empresas de tecnologia que vão dar cartas.
Eles (e elas) são jovens, são altamente formados, são empreendedores e na maioria dos casos já tiveram experiências lá fora. E são os responsáveis por dez empresas de tecnologia que foram lançadas há pouco tempo e são já casos de sucesso. Os casos vão da criação de call centers pela internet em poucos minutos, uma plataforma online de alojamento para estudantes de todo o mundo, um serviço de tradução automática ou a ideia de transformar autocarros em torres wifi.

2. A Luísa Meireles acompanhou a visita do Presidente da República à Noruega. E aproveitou para conhecer e falar com portugueses que vivem num dos melhores países do mundo (de acordo com os índices de desenvolvimento) para se viver. "Isto não é um mar de rosas" é um relato das dificuldades por que passam os portugueses quando optam, ou são forçados, a procurar uma vida melhor noutros cantos do mundo.

Esta foi mais uma semana de polémicas. E muito se falou de crime.

3. "Pode a genética explicar o crime violento?" Este o mote do artigo da Alexandra Simões de Abreu. Ela pega num estudo científico que associa dois genes à propensão de cometer crimes e foi tentar perceber que implicações a descoberta pode ter no combate ao crime e no sistema judicial. O assunto não é fácil e os juízes dividem-se.

4. Depois dos violentos desabafos da ex-mulher de Sócrates no Facebook, escrevemos sobre os limites do que se pode (e não pode) escrever nas redes sociais. "Cuidado com o que diz nas redes sociais" é um artigo imperdível para quem passa o tempo no Facebook ou Twitter, para quem lá anda ocasionalmente. Ou até para quem tem amigos ou familiares que o fazem. Enfim, é um artigo imperdível para qualquer um de nós.

5. Outra sugestão é a batalha da ex-ginasta olímpica brasileira Laís Souza, que em 2013 decidiu dedicar-se aos saltos de esqui, para poder participar nos Jogos Olímpicos de Inverno na Rússia, mas em 2014 teve um acidente a esquiar, embateu numa árvore e ficou tetraplégica. Hoje sonha voltar a andar... e poder voltar a mexer no cabelo.

6. Esta foi a semana em que o Acordo Ortográfico passou a ser um facto (ou fato) incontornável nas nossas vidas. Há anos já que no Expresso se adotou (e não adoptou) a nova grafia, mas a partir desta semana terminou o período de transição e em Portugal tem mesmo de se escrever de acordo com o Acordo. A Alexandra Carita lembra a polémica e ajuda-o a saber o que tem de adaptar na sua escrita, se ainda não o fez.

7. Destaque ainda para a entrevista do Bernardo Mendonça a Noam Chomsky, um dos dos mais conceituados linguistas e filósofos mundiais, que passou por Portugal. "Não existe qualquer razão para a a população pagar a dívida" ou "tem havido um decréscimo drástico da democracia na Europa" são apenas duas das frases polémicas que disse.

Finalmente,

8. O Henrique Monteiro há anos que escreve diariamente no Expresso. Muitos dos artigos são obviamente datados e referem-se a acontecimentos do próprio dia ou dos dias imediatamente anteriores. Mas há outros que ficam e merecem uma nova leitura mais tarde. É claramente o caso deste "A ética não lhes mata a fome".

E assim fechamos As Nossas Escolhas desta semana. Desfrute, para a semana há mais.
imagem
Dez empresas tecnológicas portuguesas que estão a dar cartas Texto de João Ramos e Margarida Fiúza
imagem
Portugueses na Noruega. Isto não é um mar de rosas Reportagem de Luísa Meireles
imagem
Pode a genética explicar o crime violento? Texto de Alexandra Simões de Abreu
imagem
Cuidado com o que anda a dizer nas redes sociais Texto de Cátia Mateus
imagem
Acordo Ortográfico. A partir de agora é um facto (ou fato) Texto de Alexandra Carita
imagem
Laís, a atleta olímpica que ficou tetraplégica e sonha voltar a passar a mão pelo cabelo Texto de Luciana Leiderfarb
imagem
Noam Chomsky: "Tem havido um decréscimo drástico da democracia na Europa" Entrevista de Bernardo Mendonça

Sem comentários:

Enviar um comentário