domingo, 21 de junho de 2015

a actualidade do dia-a-dia, nas escolhas do editor...!

Martim Silva
POR Martim Silva
Editor-Executivo
Martim Silva
POR Martim Silva
Editor-Executivo
 
As Escolhas do Editor

Uma semana, oito textos, oito formas de olhar para o que se passou nos últimos dias. Do Papa à Grécia, ao caso Sócrates, a Saramago e a Timor-Leste.

1. A situação na Grécia marcou de forma indelével a última semana, e ameaça seriamente marcar a próxima da mesma maneira, agora que já está marcada uma cimeira de emergência dos líderes europeus para a próxima segunda-feira. E nesta verdadeira tragédia grega, um personagem se destaca de todos os outros, para o bem ou para o mal. Yanis Varoufakis, o pouco ortodoxo professor que se tornou ministro das Finanças do Governo de Tsipras e que é hoje, seis meses depois, uma verdadeira estrela à escala global. No Diário, publicámos em exclusivo para Portugal uma entrevista de Janice Turner para a The Times Magazine. "Estes últimos quatro meses parecem um século", afirma Varoufakis, numa conversa desempoeirada e que ajuda a perceber melhor o que pensa, como age e como reage.

2. Outra notícia, outro rosto das notícias. Hélder Bataglia, o empresário e acionista de Vale do Lobo que se vê envolvido no caso Sócrates. Quem é afinal o homem da Escom e do GES em Angola? é a pergunta a que tentámos responder no texto da Anabela Campos.

3. "Uma mão cheia de futuro para Saramago". Assim titulámos o texto de José Mário Silva relativo aos cinco anos da morte de José Saramago, que se assinalaram esta semana. Uma efeméride que a viúva do Nobel da Literatura , Pilar del Rio, pretendeu que fosse uma celebração.

4. Em maré de efemérides, destaco ainda o texto do Luís M. Faria sobre os 800 anos da Magna Carta. De como um equívoco se tornou um ideal e depois uma realidade. Os barões ingleses obrigaram o monarca a reconhecer-lhes no longínquo ano de 1215 um conjunto de direitos. O documento marcou a história política do Ocidente até hoje. Vale a pena ler.

5. O Papa é verde? Os ecologistas dizem o que pensam. O artigo é da Rosa Pedroso Lima, que habitualmente acompanha temas religiosos no Expresso, e da Carla Tomás, especialista na área do ambiente. As duas olharam para a encíclica do Papa Francisco, a primeira escrita integralmente pelo seu punho. E a primeira de um chefe da Igreja Católica dedicada à ecologia e ao ambiente.

6. Falado nos últimos dias foi o caso do português que esteve detido preventivamente em Timor-Leste e que esta semana foi finalmente libertado. O Hugo Franco falou com o empresário, de nome Tiago Guerra, e ele faz o relato do que viveu: "Estar preso foi o suficiente para me deixar marcas muito profundas".

7. Partindo de um estudo científico dinamarquês, a Christiana Martins explica-nos porque é que os "homens europeus estão cada vez menos férteis". Cada vez mais "os casais precisarão de recorrer a técnicas laboratoriais para conseguirem reproduzir-se. Preparem-se, vêm aí os europeus de laboratório". Eis um tema que muitas vezes passa despercebido mas que é seguramente um dos grandes assuntos deste início de século XXI.

8. Finalmente, uma grande fotoreportagem do Rui Duarte Silva, com texto do Ricardo Marques. Se as imagens valem por mil palavras, este é mesmo um desses casos. "As linhas retas do caos" é a reportagem no Sport Club do Porto, que faz agora 111 anos. São imagens impressionantes de miúdos e jovens que fazem ginástica.

 



Os 800 anos da Magna Carta POR LUÍS M. FARIA
Os 800 anos da Magna Carta POR LUÍS M. FARIA

Sem comentários:

Enviar um comentário