segunda-feira, 22 de junho de 2015

informações [educação]... gestão de sala de aula, ser cientista e pré-escolar [relatório]... no boletim do cirep...!


Boletim Informativo n.º 91 – 22/06/2015


Informações Gerais

Ser Cientista 2015
Este programa tem por objetivo proporcionar aos alunos do ensino secundário uma aproximação à realidade da investigação científica. Durante uma semana inteira, o aluno poderá desenvolver um projeto científico no campus da Faculdade, acompanhado por alguns colegas, sob a orientação de docentes e investigadores.

Para a candidatura é necessário um comprovativo das notas, este documento poderá ser obtido na secretaria da escola ou uma cópia do registo de avaliação entregue pelo diretor de turma. As candidaturas decorrem até ao dia 3 de julho.


Estratégias Criativas de Gestão da Sala de Aula
A Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade promove o Encontro de Formação, subordinado ao tema Estratégias Criativas de Gestão da Sala de Aula.

Este Encontro tem como objetivos:

- Partilhar práticas, ideias, projetos e resultados de investigação educacional que possam contribuir para facilitar a gestão da sala de aula por parte do professor;
- Refletir sobre o que podemos fazer pela criação de um ambiente de respeito e aceitação mútuos, onde professor e alunos se sintam emocionalmente envolvidos.

E com as seguintes temáticas a abordar:

-Estratégias criativas motivacionais (treino mental e “ferramentas” para desenvolver a criatividade em sala de aula);
-Aprendizagem Cooperativa (planificação e gestão de estratégias de aprendizagem cooperativa em sala de aula);
-Voz e postura corporal (cuidados e gestão da voz e postura corporal na comunicação em sala de aula);
-Gestão de emoções e conflitos (gestão das emoções na sala de aula e sua importância na prevenção e gestão dos conflitos educativos aluno/aluno e professor/aluno).

Esta formação é acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua na modalidade de curso com duração de 25 horas, das quais 7 horas presenciais (em auditório) e 18 horas online (1 crédito).

A ter lugar no próximo dia 3 de julho de 2015, no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Parque das Nações – Lisboa.

As inscrições são efetuadas através de formulário disponível online, até 25 de junho.

Estudo de Avaliação das Orientações Curriculares e da qualidade na educação pré-escolar - Divulgação do Documento Caracterização dos Contextos de Educação Pré-Escolar - Inquérito Extensivo – Relatório Final
A Direção-Geral da Educação promoveu o Estudo de Avaliação das Orientações Curriculares e da Qualidade na educação pré-escolar, através do financiamento do Programa Operacional de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu (POAT/FSE), que foi realizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o ISPA- Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Este estudo teve como objectivos:

• Avaliar a implementação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) e outros documentos editados pelo Ministério da Educação e Ciência, bem como a qualidade na educação pré-escolar;

• Caracterizar os contextos de educação pré-escolar e identificar necessidades, ao nível da formação dos educadores de infância e do pessoal não docente, bem como do material didático, de acordo com as áreas de conteúdo e domínios das OCEPE.



nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!