terça-feira, 28 de julho de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Bernardo Ferrão
Por Bernardo Ferrão
Editor
 
28 de Julho de 2015
 

Mais um chumbo do TC. E uma lista “de aparelho”. Onde é que nós já vimos isto? 


Vamos às listas.

Se estava a espera de uma mão cheia de caras novas, já deve ter percebido que está com azar. É que as escolhas da coligação PSD/CDS para os cabeças de lista, que ontem foram apresentadas, são um verdadeiro déjà-vu. Já para não dizer que no rol dos eleitos de Passos Coelho e Paulo Portas (e Marco António Costa – que vai pelo Porto), os críticos alegam que há aparelho a mais (3 atuais e 2 ex-presidentes de Distritais laranja), muito Governo (11 membros do Executivo) e poucos independentes (apenas 3). Sendo que no conceito de independente cabe o nome de Carlos Abreu Amorim, que embora não tenha cartão de militante, já faz parte da família social-democrata e, tal como há quatro anos, repete o 1º lugar por Viana do Castelo. Enfim…

Diz o PSD que “em 22 cabeças de lista, 15 são novos, que as mulheres passam de duas para sete e que os homens, que eram 20, reduzem para 15.” “Há uma renovação muito grande”, assegura ao Expresso Matos Rosa, o secretário-geral do partido. Mas não é bem assim, como conta este artigo do Expresso Diário: “Há sete cabeças de lista que se repetem. E nos restantes, a renovação é relativa. Por exemplo, Passos Coelho é uma novidade como cabeça de lista em Lisboa, mas já o tinha sido em Vila Real. E, em posições igualmente destacadas já se tinham visto, nas eleições anteriores, vários dos novos protagonistas: Luís Montenegro, Nilza Sena, Adão Silva, Carlos Peixoto, Luís Ramos e Teresa Leal Coelho - todos foram promovidos de nº2 ou 3 a cabeça de lista.

Ou seja, se houvesse um campeonato da renovação, pode dizer-se que a coligação Portugal à Frente entrava a perder. O PS de António Costa, com todos os problemas que teve com as listas, foi de facto mais surpreendente – é claro que precisou de o ser também para se distanciar do PS de Sócrates -, além dos cinco independentes que integram o topo da lista socialista, dos 230 candidatos, só 66 se mantêm.

Poderá dizer o (e)leitor que esta discussão pouco lhe interessa, e que nas eleições o que realmente importa é o candidato a PM e as propostas que apresenta para o país. Pois, mas olhe que os nomes agora escolhidos vão ser o Parlamento de amanhã. O que não é irrelevante.

Renovação à parte, deixem-me chamar a atenção para o combate renhido que se antecipa para Lisboa. Na arena vão estar: Pedro Passos Coelho, número um da coligação, seguido de Paulo Portas. António Costa e Ferro Rodrigues, pelo PS. A CDU lança Jerónimo de Sousa. Mariana Mortágua avança pelo BE e Rui Tavares vai pelo Livre.

E pronto, quanto às listas… “Thats all folks!” (Bugs Bunny faz 75 anos).

Passemos então ao resto da atualidade: “What’s up doc?”


OUTRAS NOTÍCIAS
Cá dentro

Cavaco silva teve dúvidas e o Tribunal Constitucional confirmou-as. E por unanimidade. O enriquecimento injustificado, que tinha sido aprovado pela coligação com os votos contra de toda a oposição, voltou a ser chumbado (tal como já tinha acontecido em 2012) pelos juízes do Palácio Ratton. Leia aqui o acórdão. Passos já veio afirmar que respeita mas lamenta a decisão do TC. O PSD garante que vai voltar à carga. Já o PS diz que o chumbo revela a "incompetência" ou "a demagogia" da maioria PSD/CDS e representa uma "afronta" à Constituição.

“Vão ser precisos 20 anos para o desemprego voltar ao nível pré-crise”. O Público revela que o FMI estima que Portugal será um dos países da zona euro que vão demorar mais tempo a reduzir a taxa natural de desemprego. Mesmo com a economia a crescer, a taxa fica acima dos 10% até 2020.

Um erro está a forçar centenas de professores a devolver o subsídio de desemprego. A história vem contada no JN que explica que o Instituto da Segurança Social de Braga está a contactar os professores que lecionaram, entre janeiro de 2011 e junho de 2013, atividades extracurriculares no 1.º Ciclo, para procederem a uma retificação.

No caso Espírito Santo, a Procuradoria-geral da República disse quem são os seis arguidos: além de Ricardo Salgado, Isabel Almeida, António Soares, José Castella, Pedro Luís Costa e Cláudia Boal de Faria. De todos, só três foram ouvidos na comissão de inquérito. O contabilista está fora da lista.

Pedro Santana Lopes e Jorge Sampaio (longe vão as zangas do passado...) reúnem-se hoje para a assinatura de um memorando de entendimento entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a “Plataform for Syrian Studens”, um protocolo de apoio a estudantes sírios em Portugal.

Ao início da tarde, quando forem 14h30, começam as eleições para o presidente da Liga de futebol. Vão a votos o atual líder, Luís Duque, e o antigo árbitro Pedro Proença, este último que ganhou nas últimas horas um apoio de peso: Joaquim Oliveira.

No Económico, o secretário de Estado da Saúde deixa pistas sobre as propostas da coligação para os próximos 4 anos: “Vamos reduzir o tempo de formação médica”. A ideia é que a partir de 2017, os recém-licenciados passem imediatamente para a especialização e deixe de existir o ano comum.

Faz notícia no i: O Parlamento português poderá ter a sua primeira deputada transsexual. Trata-se de Júlia Mendes Pereira, candidata do BE que está em lugar elegível na lista de Setúbal, que é liderada por Joana Mortágua.

Depois da entrevista a Passos Coelho e a Paulo Portas, hoje é a vez de Catarina Martins, líder do BE, ir à SIC. É mais logo, no Jornal da Noite.

Lá fora
A bolsa chinesa voltou a abrir em queda depois do "colapso" de segunda-feira. As perdas registadas a esta hora são já superiores a 4%.

Barack Obama cumpre hoje o segundo dia da visita à Etiópia, que visita pela primeira vez. Antes, o presidente dos Estados Unidos, esteve no Quénia, terra-natal do seu pai, numa visita considerada inédita. A TIME mostra-lhe as fotos deste périplo presidencial pela África subsariana.

Os Estados Unidos e a Turquia decidiram ampliar a cooperação militar com o objetivo de erradicar o grupo autodenominado Estado Islâmico do norte da Síria e criar uma zona "livre" e "segura" ao longo da fronteira turca-síria. A REUTERS tem os pormenores.

Da China chega o vídeo de uma mulher que é “engolida” por umas escadas rolantes. O trágico acidente foi captado pelas câmaras de vigilância do centro comercial. A mulher ainda conseguiu ter tempo de passar o filho menor para as mãos das funcionárias, antes de cair para dentro da estrutura das escadas rolantes.


FRASES
“Percebemos com desalento que a União Europeia, onde antes íamos buscar conforto (...) tem revelado nos últimos anos uma impotência decisória que parece marca maior da sua política externa", afirmou Jorge Sampaio na cerimónia de homenagem pela atribuição do Prémio Mandela da ONU.

“A nossa proposta pode parecer-vos modesta: vamos recuperar os nossos rendimentos nos próximos 4 anos”, Pedro Passos Coelho, presidente do PSD.

“Não nos estamos a focar no cenário da fusão” com o BPI, Nuno Amado, Presidente do BCP (que regressou aos lucros quatro anos depois).

“Não é possível o CEO ganhar 500 vezes mais que o empregado”, Ted Malloch, Porofessor da Saïd Business School da Universidade de Oxford, Jornal de Negócios.


O QUE ANDO A LER
A semana que passou fica marcada pela declaração de Cavaco Silva que não só anunciou as eleições para 4 de Outubro, como lembrou que, caso não haja maioria absoluta, é importante que os partidos alcancem um entendimento alargado no sentido de garantir estabilidade governativa.

Esta terá sido a última intervenção política de fundo de Cavaco Silva antes das eleições legislativas. E volto a ela, porque no fim-de-semana, publicámos no semanário este trabalho delicioso da Ângela Silva sobre a vida do político Cavaco Silva. “30 anos em rodagem” começa assim: “Esta é a história de um ministro das Finanças que ficou 30 anos no poder. Não convém confundir. Cavaco Silva quis mesmo subir a pulso e doutorar-se em política. Conseguiu?”. Para saber a resposta aconselho-o a ler. Vai ver que não se vai arrepender.

Outro artigo que recomendo é da New Yorker. “The Greek Warrior” é sobre o ex-ministro das Finanças da Grécia. A vedeta do Syriza, que ainda hoje provoca calafrios no Eurogrupo: Yannis Varoufakis – que voltou à polémica por causa do seu “plano de contingência” para sair do euro. Este longo trabalho conta pormenores que até hoje não se conheciam sobre as horas que antecederam o referendo e sobre a relação de Varoufakis com o primeiro-ministro, Alexis Tsipras. Leia aqui.

Logo à noite em Oeiras, Mark Knopfler, líder e ex-guitarrista da lendária banda Dire Straits, sobe ao palco do EDPCOOLJAZZ. Quinta-feira, outro clássico: Leonel Richie. E sexta, com sotaque do Brasil, os imbatíveis Caetano e Gil.

Por hoje é tudo.

Tenha um excelente dia. E se for o caso, descanse e boas férias.

Sem comentários:

Enviar um comentário