terça-feira, 14 de julho de 2015

terminada [ou não] a escolaridade obrigatória... currículo específico individual...?

Currículos à medida para alunos em dificuldade

13.07.2015 13h11

Isabel Paulo
 
Ministério da Educação preconiza programas de treino vocacional e currículos à medida para alunos com necessidades educativas especiais a partir dos 15 anos


"Ministério da Educação emitiu domingo uma portaria relativa aos alunos com Currículo Específico Individual (CEI), destinada aos alunos de 15 anos ou mais que revelem défice de aprendizagem e necessidades educativas especiais três anos antes de atingirem a idade limite da escolaridade obrigatória.

A medida visa assegurar a transição para a vida pós-escolar, devendo os estabelecimentos de ensino incluir "programas específicos de transição e treino vocacional" que prepare os alunos para serem membros "independentes e ativos das respetivas comunidades".

Em comunicado divulgado domingo à noite, o ministério de Nuno Crato refere que passará a competir à escola definir as cargas curriculares adaptadas às especificidades de cada um dos alunos com dificuldade em acompanhar os programas letivos, bem como articular com parceiros locais apoios e atividades para que os alunos desenvolvam as suas capacidades.

A três meses das eleições legislativas, o Ministério da Educação adota a máxima leninista “a cada um segundo as suas necessidades, a cada um segundo as suas capacidades”, um fato curricular feito à medida dos alunos com insucesso escolar que poderá englobar experiências laborais em "instituições da comunidade, empresas, serviços públicos ou outras organizações a identificar pela escola que podem ter o apoio de Centros de Recursos para a Inclusão".

De acordo com a nova portaria, o plano individual do aluno será elaborado em colaboração com os encarregados de educação e representantes das organizações da comunidade implicadas na vida e percurso dos estudantes em causa, cabendo às escolas definir os tempos de cada uma das componentes de matriz curricular.

A tutela adianta ainda que será implementado progressivamente um programa de formação para os docentes "com perfil adequado ao trabalho a desenvolver"."

no expresso em linha...



a legislação está aqui:

legislação [educação]... currículo específico individual, estágios internacionais e verbas dos municípios... via boletim do cirep...!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário