backtoschool



De acordo com o Relatório da Agência Europeia para Segurança e Saúde no Trabalho, publicado em 2014, na Europa 25% dos trabalhadores dizem sofrer de stress no trabalho durante a maior parte ou a totalidade do seu horário de trabalho, e uma percentagem semelhante relata que o trabalho afeta negativamente a sua saúde.
Os professores são uma das profissões mais vulneráveis ao desenvolvimento de patologias associadas ao stress profissional.
O Burnout, sendo resultado da exposição prolongada a artifatores de stress de cariz profissional e da resposta crónica aos mesmos, sem sucesso, é conhecido como síndrome de exaustão, física e psicológica, que atravessa um conjunto de fases até ao seu nível mais severo.
A síndrome de Burnout surge muitas vezes associada a uma intensificação da dedicação ao trabalho e a um sentimento de incapacidade para responder a todas as exigências, o que poderá conduzir a dificuldades físicas, psicológicas, emocionais e comportamentais. De resto, é muito frequente o desenvolvimento do Burnout em pessoas que iniciam um percurso/carreira profissional com expectativas demasiado elevadas e que vêm a sentir as mesmas defraudadas. De forma insidiosa, o Burnout tende a instalar-se, acompanhado de uma sensação persistente de que tudo é complicado, difícil e desgastante. Numa fase intermédia do processo de Burnout é comum o desenvolvimento de cinismo/despersonalização, ou seja, dificuldades ao nível relacional, caracterizadas por isolamento da rede social, falta de paciência e irritabilidade no contacto com colegas, chefes ou pessoas para quem um serviço é prestado.
Finalmente, atingido um estado mais crítico e prolongado de exposição ao stress, no qual se assiste a dificuldades de organização marcadas, a uma completa ausência de prazer na vida pessoal e profissional, se sente um forte descontrolo em tarefas que habitualmente estariam asseguradas, poderá ser atingido um nível mais profundo de Burnout, no qual se verifica a ausência de realização pessoal. É a este nível que, muitas vezes, se dá o questionamento do próprio sentido para a vida, pessoal e profissional. Em síntese, podemos pensar no Burnout como num copo de água de vai enchendo, gota a gota, até que começa a transbordar. 


no com regras...