segunda-feira, 12 de outubro de 2015

a começar o dia... divulgando iniciativas interessantes...!

dbci15 banner
Assinalando-se, desde 2011, o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja - a 18 de Outubro, dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas - visa esta iniciativa promover a reflexão e partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, mas também debater novas propostas de actuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios a enfrentar. Marcadas, em cada ano, pela colaboração mais directa de uma diocese, as comemorações deste dia pretendem alcançar um âmbito nacional, de modo a potenciar as oportunidades de partilha de experiências entre os diferentes serviços com actuação nesta área, bem como permitir uma maior visibilidade e sensibilização junto de um mais vasto leque de pessoas, dentro e fora do contexto eclesial.
Tendo por mote a recente encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, propõe-se para 2015 o tema «Património Religioso: Identidades e Lugares». Centrado na especificidade do património religioso de cada região, no seu sentido vivo, dinâmico e participativo, pretende integrar a história, a cultura e a arquitectura de cada lugar, salvaguardando a sua identidade original, mas prestando também «atenção às culturas locais» e ao diálogo da «linguagem técnico-científica com a linguagem popular».
Deste modo, desafiando paróquias e outras instituições a envolverem-se nesta dinâmica, são várias as Dioceses que se associam ao evento, através da programação de actividades centradas na valorização, salvaguarda e conhecimento do património da Igreja.
As actividades, a desenvolver entre os dias 15 e 25 de Outubro de 2015, vão desde conferências, exposições, lançamentos editoriais, apresentação de intervenções de reabilitação, visitas guiadas, concertos, ou outros eventos, envolvendo arte religiosa, bibliotecas eclesiais, arquivos ou património imaterial.
Conheça aqui as actividades programadas
dnbci15 dias1

www.bensculturais.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário