terça-feira, 20 de outubro de 2015

informações [educação].... língua portuguesa [olimpíadas]... via dge...!

III Olimpíadas da Língua Portuguesa

Cerimónia de entrega dos prémios das III Olimpíadas da Língua Portuguesa

Teve lugar no dia 2 de outubro de 2015, na Escola Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, a cerimónia de entrega dos prémios das III Olimpíadas da Língua Portuguesa, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, o Plano Nacional de Leitura, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Escola Secundária de Camões, que visa incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
A cerimónia foi precedida de uma visita guiada ao museu e aos jardins da Fundação de Serralves, entidade que gentilmente proporcionou este momento de fruição estética a todos os participantes, bem como de um almoço-convívio.
Os prémios foram entregues pelo Senhor Comissário do Plano Nacional de Leitura, pela Senhora Subdiretora-Geral da Educação e pela Senhora Diretora do Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa aos três melhores alunos do Escalão A (ensino básico) e do Escalão B (ensino secundário), os quais tiveram a oportunidade de efetuar uma apresentação criativa da suas produções escritas.
Poderá efetuar a leitura integral das supramencionadas produções escritas dos premiados em cada escalão abaixo:
Escalão A (3.º Ciclo do Ensino Básico) – Texto de opinião comprovando, recorrendo a exemplos, que a educação e o civismo são fundamentais na vida de qualquer ser humano.
Escalão B (Ensino Secundário) – Texto de reflexão sobre o papel da arte e do artista na sociedade atual.
3.º lugar - Helena Palma Carvalho - Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora
As entidades promotoras da iniciativa reiteram aos premiados os mais sinceros parabéns.
As IV Olimpíadas da Língua Portuguesa serão brevemente divulgadas, na expectativa de que possam contar com um ainda maior envolvimento de escolas, de professores e de alunos, fomentando assim um crescente interesse e conhecimento da língua materna.