segunda-feira, 30 de novembro de 2015

informações [educação]... ensino secundário [concurso de ideias], prémio escola e matemática viva... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 179 — 30/11/2015


Informações Gerais

 
Concurso de Ideias para o Ensino Secundário
Encontra-se a decorrer a 5.ª edição do concurso de ideias para o Ensino Secundário, promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que desafia todos os alunos do ensino secundário e profissional de Portugal a sonhar, inovar e arriscar.
Subordinado ao tema “Felicidade e Bem-Estar”, a edição de 2016 convida cada jovem interessado a despertar o empreendedor que há em si, libertando as suas ideias para fazer os outros mais felizes.
A inscrição e o envio dos documentos requeridos devem ser feitos até ao dia 15 de dezembro de 2015.
Prémio de Escola – Edição 2015/2016
No ano letivo 2011/2012, o Ministério da Educação e Ciência instituiu o Prémio de Escola, com o objetivo de reconhecer a excelência dos estabelecimentos de ensino e dos envolvidos no processo educativo, do pré-escolar ao secundário, e das escolas públicas e privadas.
Trata-se de um prémio que tem a particularidade de valorizar o projeto educativo das escolas, permitindo-lhes darem a conhecer o seu trabalho e divulgarem as suas boas práticas.
Este Prémio tem uma atribuição anual e permite distinguir uma escola em cada uma das cinco áreas geográficas do mapa educativo. 
De acordo com o Regulamento do Prémio, as candidaturas para a edição de 2015/2016 deverão ser submetidas, impreterivelmente, até ao dia 17 de dezembro de 2015.
Está patente na Escola Secundária de Pedro Nunes, entre 27 de novembro e 17 de dezembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h30 às 16h30, a Exposição Matemática Viva.
A iniciativa pretende gerar uma nova abordagem à Matemática, ao apresentar, de um modo sensorial, aquela que é considerada a mais abstrata de todas as ciências, tornando-a acessível a todos os grupos etários, a partir dos 8 anos de idade.
Fazer puzzles, construir pontes, seguir corridas de esferas, criar bolas de sabão são algumas das atividades que os visitantes de todas as idades são convidados a realizar, ocupando-se com questões matemáticas, quase sem se aperceberem. Todas as experiências apostam na abordagem à Matemática como um jogo, estimulando a reflexão e motivando os alunos para o estudo desta disciplina, nos domínios das Funções Reais de Variável Real (assíntotas ao gráfico de uma função e funções exponenciais), da Geometria (isometrias), das Sucessões e das Probabilidades.
A exposição Matemática Viva apresenta uma seleção de experiências, no âmbito das quais os visitantes são convidados a participar ativamente, oriundas do Museu da Matemática - Mathematikum, situado em Gießen, na Alemanha.
Para as escolas poderem visitar a exposição gratuitamente, necessitam apenas de efetuar uma inscrição prévia.

Sem comentários:

Enviar um comentário