sexta-feira, 27 de novembro de 2015

informações [educação]... geologia, viagens e nasa... via boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 178 — 27/11/2015



Informações Gerais

 
XXI FEIRA INTERNACIONAL DE MINERAIS, GEMAS E FÓSSEIS DE COIMBRA
De 27 a 29 de novembro, decorre a XXI Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Coimbra. Expositores nacionais e estrangeiros apresentam minerais de coleção, pedras preciosas, fósseis, material didático e objetos manufaturados de ourivesaria.
 
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra associa-se, uma vez mais, a esta iniciativa disponibilizando visitas à Galeria de Geologia e Mineralogia e atividades educativas dedicadas a crianças.
Programa Escola em Viagem
A Direção-Geral da Educação, o Instituto Português da Juventude e a Movijovem estabeleceram um Protocolo de Cooperação que tem como objetivo a implementação do Programa Social Escolar – Escola em Viagem.
 
Este protocolo permite, a todas as escolas e agrupamentos de escolas, públicos e privados, que lecionam o 3.º ciclo do ensino básico e ou o ensino secundário, a realização de visitas de estudo, com alojamento gratuito para alunos e professores, no período de 04 a 31 de janeiro de 2016, em algumas Pousadas de Juventude do país.
 
O processo de atribuição de estadias obedece à apresentação de um projeto/candidatura, até 07 de dezembro, e ao cumprimento de um conjunto de pré-requisitos.
Concebidas para as aulas de educação física e de ciências, as atividades da Missão X foram criadas pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) e pela ESA (European Space Agency), com a colaboração de cientistas e preparadores físicos que trabalham diretamente com astronautas.
 
Os exercícios são baseados no treino físico realizado pelos astronautas durante a sua preparação para as missões espaciais e visam estimular os jovens, do 4.º ao 8.º ano, para uma alimentação saudável e para a prática do exercício físico, enquanto os desafiam a treinar como astronautas e a compreender conceitos relacionados com o espaço.
 
As inscrições estão abertas até 11 de dezembro, para as atividades a implementar nas escolas entre janeiro e abril de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário