terça-feira, 22 de dezembro de 2015

eloquências e desmistificações, precisam-se... um novo garganta [mais] profunda...?

Caso Banif é “chocante e tem de ser explicado”, diz Horta Osório

22 Dez, 2015 - 13:46


O mal está feito, considera o presidente do Lloyd’s Bank, mas os contribuintes merecem pelo menos que sejam apuradas responsabilidades.
 
Veja também:
 
 
via sapo...
 
 
"António Horta Osório, presidente do Lloyd’s Bank, está chocado com o caso Banif e diz que os contribuintes merecem uma explicação sobre o assunto.
À margem do Encontro Anual do Conselho da Diáspora, em Cascais, Horta Osório recordou que o dinheiro que os portugueses vão injectar no banco equivale a mil euros por família.
“O tema do Banif é um assunto chocante e tem de ser devidamente explicado. Sabia-se que o banco estava fragilizado há uns anos, recorreu à ajuda de uma linha europeia no valor de menos de mil milhões de euros entre capital e obrigações convertíveis”, explica. “Poucos anos depois chega-se à conclusão que os contribuintes têm de injectar mais cerca de o dobro desse montante, num total de cerca de três mil milhões de euros, o que significa mais de mil euros por cada família portuguesa.”
“Acho que este assunto é muito sério e tem de ser devidamente explicado", disse aos jornalistas.
O mal está feito, considera o banqueiro, mas os portugueses merecem pelo menos que se apurem responsabilidades. “Acho que deve ser feita uma auditoria independente que mostre aos contribuintes portugueses exactamente que negócios foram feitos que originaram esta situação no banco, que créditos foram concedidos que não foram pagos.”
“Dado que o mal está feito, os contribuintes merecem saber pelo menos com transparência e com rectidão exactamente o que aconteceu, que dinheiro foi utilizado e acho que isso deve ser feito o mais rapidamente possível”, afirma o presidente do Lloyd’s.


via rádio renascença em linha...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário