sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

informações [educação]... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 187 — 18/12/2015


Informações Gerais

 
9.ª Edição do Concurso Escolar - A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...
A Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral do Património Cultural lançaram para este ano letivo uma nova edição do Concurso Escolar “A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…”
Este concurso é dirigido aos alunos dos ensinos básico e secundário e tem por objetivo estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das Escolas com os Museus, os Palácios e os Monumentos Nacionais, bem como promover a sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património cultural.
 
Considerando que o conhecimento do património cultural constitui uma importante experiência educativa, facilitadora da integração das crianças e dos jovens na comunidade, o concurso consiste na elaboração de trabalhos originais a partir de testemunhos dos Museus e Palácios que integram a Rede Portuguesa de Museus ou dos Monumentos tutelados pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC).
Nos termos do respetivo Regulamento a entrega dos trabalhos decorre até 31 de março de 2015. 
 
Natal em Equilíbrio
De 22 a 30 de dezembro, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, tem Física para oferecer.

Integrada no âmbito das Férias no Chimico, "Natal em Equilíbrio", é uma atividade onde as crianças (5-7 anos) e dos (8-12 anos) poderão brincar e descobrir alguns instrumentos da coleção de Física Experimental e construir réplicas destes instrumentos.

Mais informações disponíveis online. 
Terá lugar entre 18 janeiro 2016 e 22 de fevereiro de 2016, a primeira edição e-Learning do Curso Dinâmicas de Literacia Digital de Adultos (Curso LIDIA) promovida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 
Esta iniciativa enquadra-se nas atividades do projeto LIDIA, recentemente distinguido pela FCT, através da Rede TIC e Sociedade e tem como principal objetivo ajudar os profissionais a promoverem a literacia digital dos adultos com quem trabalham.

Podem inscrever-se e participar, de forma gratuita, formadores, animadores, técnicos superiores de educação e técnicos da área social inseridos em contextos de formação formais e não formais que, em Portugal, intervêm na mediação e concretização de ações dirigidas a adultos com fraca literacia digital.

A formalização da inscrição pressupõe o preenchimento da Ficha de Pré-inscrição até ao dia 28 de dezembro de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário