terça-feira, 22 de dezembro de 2015

informações [educação]... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 188 — 22/12/2015


Informações Gerais

8.ª Edição dos Prémios do Ensino Secundário
 
A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) promove a oitava edição dos Prémios Alexandre Herculano (História), Pedro Nunes (Matemática) e Pe. António Vieira (Português) destinado a distinguir os melhores alunos do ensino secundário do ano letivo 2014-2015.
 
As candidaturas aos Prémios decorrem até ao dia 31 de dezembro de 2015. Aos trabalhos vencedores será atribuído um prémio no valor de €2.500. 
 
9.º Encontro Nacional de Cromatografia / XVI COLACRO
 
O 9.º Encontro Nacional de Cromatografia (9ENC) irá ser organizado pelo Grupo de Cromatografia da Sociedade Portuguesa de Química, desta vez em parceria com o XVI COLACRO (XVI Congresso Latino-Americano de Cromatografia), e terá lugar entre 5 e 9 de janeiro de 2016, no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).
 
O programa incluirá lições plenárias, comunicações orais e apresentações de posters, sendo a linha condutora os fundamentos, desenvolvimento e aplicações das técnicas cromatográficas e afins em áreas com importância reconhecida, nomeadamente, ambiente, alimentar, forense, farmacêutica, aromas e fragrâncias, petroquímica entre muitas outras.
 
O simpósio será precedido de um conjunto de cursos básicos proferidos por cientistas especialistas, oferecendo ainda a exibição das últimas novidades em equipamento e acessórios. 
 
 
Terá lugar no dia 23 de janeiro, em Guimarães, a jornada "Robótica Educativa: da prática escolar às competições de robótica".
 
Trata-se de uma iniciativa do Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho, em articulação com o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda e o Centro de Formação Francisco de Holanda, que se destina a professores de todos os grupos de recrutamento. O programa do evento poderá ser consultado online.

Sem comentários:

Enviar um comentário