sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

informações [educação]... projecto aqueduto, luz [conferência] e arduino [formação]... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 182 — 04/12/2015

Informações Gerais


O Conselho Nacional de Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos irão promover o Projeto aQeduto: Avaliação, qualidade e equidade em educação. A primeira iniciativa e apresentação do projeto irá decorrer no dia 14 de dezembro de 2015, no auditório do Conselho Nacional de Educação, das 18:00 às 19:30. Com o objetivo de chegar ao grande público através de uma linguagem acessível, o Projeto aQeduto visa explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA (2000 e 2012), tendo em conta três eixos fundamentais: os alunos, as escolas e o país. 
O primeiro fórum será dedicado a uma análise da evolução dos resultados PISA e da evolução de outros indicadores de desenvolvimento do país, tais como a economia e o índice de desenvolvimento humano. 
A participação está sujeita a inscrição. 
A conferência “Haja Luz: Diálogos à volta da Luz”, a ter lugar no Auditório 2, da Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 15 de dezembro de 2015, às 09h00, visa discutir a luz, as suas aplicações e o seu impacto na cultura humana e na sociedade moderna em particular, sublinhando o papel da ciência e da tecnologia como bases sólidas para o desenvolvimento social e humano.
Este evento organizado em conjunto pela Sociedade Portuguesa de Física e pela Fundação Calouste Gulbenkian assinala as comemorações do Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas na Luz em Portugal. 
A inscrição é gratuita mas obrigatória, até dia 12 de dezembro.  
O Concurso ONcontrol, promovido pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, pretende incentivar os jovens do ensino secundário a desenvolver sistemas de controlo baseados na tecnologia Arduino. 
O Arduino é uma plataforma eletrónica open-source de prototipagem baseada em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. A utilização dos seus diversos módulos permite a programação do sistema para executar as mais variadas funções. 
Os participantes devem frequentar o Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos), a nível regional, independentemente da natureza do seu estabelecimento de ensino (público ou privado). À data de candidatura, os participantes devem ter idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos.
As inscrições decorrem até ao dia 15 de dezembro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário