terça-feira, 30 de junho de 2015

o pensamento do dia....



no público...

sociedade, educação, valores, crianças, direitos e cidadania... reflexões para o fim de dia...!



no público...

da atenção 'crática' à saúde pública... pedalemos então [2]


na share magazine...

da atenção 'crática' à saúde pública... pedalemos então [1]




na share magazine...

coisas da educação... tecnologias em alta...?



no público...

desenho [pintura]... mulher com cântaro... de álvaro cunhal...!



na visão...

o boneco do dia...


no dn...

a notícia tem algum tempo... mas como não há risco de cheias, está tudo numa boa... é só betão e interesses económicos...!


no público...

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Pedro Candeias
Por Pedro Candeias
Coordenador
 
30 de Junho de 2015
 

Tsipras. Ouçam com atenção, pois só direi isto uma vez: Não é não! 


O plural majestático: 
A política faz-se de homens e os homens, como homens que são, têm coisas que são da coisa humana. Estas vêm aos pares: paciência e impaciência, flexibilidade e inflexibilidade. verdade e inverdade. E é neste equilíbrio que acontece a política que mais não faz do que pôr extremos em contacto. O problema é que quando se joga este jogo durante tempo de mais, perde-se a perspetiva, ganha o caos - e aparece a Grécia. Uma história de muitas horas que se faz fora de horas. 

Na madrugada de hoje, a Reuters escreveu que Jean-Claude Juncker enviou uma nova proposta a Alexis Tsipras na 25.ª hora para que as negociações não chegassem ao impasse que agora estão. Nesse texto de domingo, Juncker garantiu que, por exemplo, as taxas nos hotéis ficariam pelos 13% e nao pelos 23% que haviam sido avançados antes. A contrapartida? Esta: Tsipras teria de responder por escrito e fazer campanha pelo "Sim" no referendo. Que referendo? Já lá vamos.

Ontem já era noite quando Alexis Tsipras foi à televisão pública dizer que a Grécia devia responder "Não" à pergunta sobre as propostas do Eurogrupo que o grego comum só pode ler em inglês e numa linguagem rebuscada e técnica.Tsipras disse mais: que nem ele nem nignuém dos seus abandonaram as negociações; que hoje ninguém paga os 1.554 milhões de euros ao FMI; e que, se o "Sim" ganhar, ninguém mais verá o Syriza no poder. Começou a campanha interna do homem que, em 2011, afirmou que a "forma mais democrática de expressar a vontade popular são as eleições e não um referendo". É um momento Jon Stewart. 

Já a campanha externa pelo "Sim" começou à tardinha e é uma Hydra que vive um pouco por todo o lado exceto no sítio onde ela terá nascido - por aqui me fico nas referências à mitologia grega. Juncker, Angela Merkel, David Cameron, Barack Obama, François Hollande e outros garantem que a Grécia está perante uma escolha binária com uma só consequência: o Euro ou o Dracma. E Dracma está a uma letrinha de distância de ser drama. 

O cenário é dramático. Lá fora, na rua, antes de Tsipras falar na TV, quase 20 mil apoiantes da causa Syriza juntaram-se na Syntagma (hoje há manifestação pelo "Sim") e adormeceram embalados pelo som de cânticos para uma nova manhã de pesadelos, cheia de duas certezas, ambas vazias de dinheiro: a Grécia não receberá um tostão e os gregos não podem levantar mais do que 60 euros das caixas de multibanco. Os que os têm. Porque há gente que vive sem nada e espera por nada

E o que podemos nós esperar disto quando as bolsas na Europa caem a pique? Passos Coelho diz que "ninguém está imune" mas que, financeiramente, Portugal não será "apanhado desprevenido". Ao ler o João Silvestre, não me sinto assim tão seguro - ele diz-nos que há seis formas de sermos contagiados. Ou seja, apanhados desprevenidos. 


OUTRAS NOTÍCIAS 
Uma semana não seria uma semana se na mesma não coubesse uma entrevista de José Sócrates. Ao Diário de Notícias e à TSF, o antigo primeiro-ministro diz que foi "preso para impedir o PS de ganhar as próximas eleições", que o Ministério Público age "como difamador e caluniador", e que esta "é uma caça ao homem" - a um homem que garante que não se rende. 

Cristiano Ronaldo não se rende - vende-se, às metades. 50% dos seus direitos de imagem passaram para as mãos de Peter Lim, o amigo de Jorge Mendes que é dono do Valencia, clube cheio de agenciados do superagente português (jogadores e treinador), que, por sua vez, é rival do Real Madrid onde joga Ronaldo e onde estão estacionados os outros 50% dos direitos de imagem. Alguém fica mal nesta fotografia? O El País diz que sim

Continuamos nas percentagens. 30% da Grande Muralha da China desapareceu por erosão natural, por descuido dos turistas e por roubo. Há quem surripie tijolos de um lado para assentá-los noutro lugar e com eles fazer uma casa. 

Portugal joga fora mas pensa regressar a casa com o primeiro troféu europeu sub 21. A seleção nacional encontra hoje a Suécia em Praga, às 19h45, e há três ou quatro razões para estarmos otimistas: William Carvalho, Sérgio Oliveira, João Mário e Bernardo Silva. Não será uma questão de sorte. 

Da sorte para o sorteio: os árbitros vão deixar de ser nomeados e voltam a ser sorteados na próxima época. O Benfica ficou piúrço e acusou FC Porto e Sporting de fazerem panelinha para esteve novo cozinhado futebolístico. 


FRASES 
Da série: A crise grega 
"Isto não é um pacote de austeridade estúpida. Sinto-me traído" Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, em roda livre contra Tsipras 

"Há muito tempo que pensava que as coisas iam correr mal" Cavaco 'vocês-sabem-o-que-eu-estou-a-pensar' Silva, Presidente da República 

"Se a Grécia sair, ficam 18 países" Cavaco Silva, um bis. 

"O emprego público caiu mais de 25% e as pensões (que eram de facto demasiado generosas) têm sido cortadas abruptamente. Se a isto se somarem todas as medidas de austeridade, fizeram mais do que o suficiente para eliminar o défice e passarem a ter um amplo excedente" Paul 'eu-tenho-um-Nobel-e-vocês-têm-o-quê?' Krugman, economista. 


O QUE ANDO A LER 
Como muitos que conheço, eu tive de ler a Sibila de Agustina e como quase todos os que conheço não gostei de lera a Sibila de Agustina. Era uma coisa difícil, melancólica, onde cabiam muitas vidas e eu estava era preocupado com a minha, que era essencialmente urbana. 

Volto agora a Agustina (mas não à Sibila) e leio o "Caderno de Significados", um conjunto de pequenos textos escritos por ela em "folhas soltas, em cadernos de notas, em espaços brancos de impressos, em margens de livros, dispersos em pastas de congressos, em gavetas de móveis". 

E é através deles que ela se dá a conhecer: uma mulher que nasceu escritora e que é orgulhosa do seu talento (di-lo, desprendida), que não é de esquerda nem de direita, que foi deixando de ler livros quando os livros deixaram de intimidá-la. "São panfletos ou são tratados, mas já não são aquele livro que se lia depressa, comendo maçãs, e deixando ao acaso a alma em que o segredo suspira."

informações [educação]... permutas [colocações]... via dgae...!

29Junho2015

Permutas

Aplicação disponível até às 18.00 de 10 de julho de 2015 

legislação [educação]... casa pia [concurso]... no dre...!

Diário da República n.º 125/2015, Série II de 2015-06-30


Data de Publicação:2015-06-30
Data de Disponibilização:2015-06-30
Número:125
Série:II


Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social - Casa Pia de Lisboa, I. P. 

Concurso anual com vista ao suprimento das necessidades de contratação de pessoal docente, da Casa Pia de Lisboa I. P., para o ano escolar de 2015-2016

legislação [ geral e educação]... taxas [certificados], sector solidário [princípios], qualificação profissional [regulamento], produtos artesanais [qualificação e certificação] e artes e ofícios [programa]... no dre...!

Diário da República n.º 125/2015, Série I de 2015-06-30





Ministérios das Finanças, da Saúde, da Educação e Ciência e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social 

Aprova o valor das taxas devidas pela emissão dos certificados de qualificação profissional que conferem os níveis de qualificação contra radiações a pagar pelos requerentes à Direção-Geral da Saúde 
Ministérios da Saúde, da Educação e Ciência e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social 

Aprova o Regulamento de Certificação da Qualificação Profissional em Proteção Radiológica 


Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social 

Estabelece os princípios orientadores e o enquadramento a que deve obedecer a cooperação entre o Estado e as entidades do setor social e solidário 


Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social 

Cria o Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais 


Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social 

Cria o Programa de Promoção das Artes e Ofícios e define um conjunto de modalidades de apoio no âmbito das atividades artesanais

informações [educação]... contratação de escola [bolsa]... via dgae...!

23Junho2015

Bolsa de Contratação de Escola - Criação de Oferta

Disponível até às 18.00h de dia 06 de Julho de 2015 


  Nota Informativa.pdf


Manual do utilizador.pdf 

ah... mas vamos ter um novo 'santinho' de pagela...?



no dn...

continuando o dia... abespinhado, perplexo, enxovalhado [podem consultar o dicionário à procura de mais termos]...!


no expresso em linha...

o roteiro da actualidade [capas e destaques]...

nota:
esta apresentação não corresponde a qualquer critério editorial ou hierarquia, logo não foi editada salvo no tipo de letra, e é a transcrição exacta da mensagem de comunicação [quando exista], tal como é recebida, exceptuando a informação das publicações desportivas.
acresce a edição pessoal de algumas capas, quando disponíveis e que não constam da respectiva mensagem ou estão desfasadas nas datas [estas não estão torneadas a negro como, normalmente, as da mensagem original].
via jornais do dia.



Capa do Correio da Manhã Correio da Manhã

Encontros´15 mostra a partir de hoje projetos de escolas e comunidade no Trindade
UE vê como "alarmante" prisão de 14 universitários por protesto na Tailândia
Grécia: Atenas termina hoje programa de resgate e falha pagamento ao FMI
Elevado nível de alerta após pequena erupção num vulcão perto da capital japonesa
Duas pessoas em risco de vida devido a fogo em comboio de alta velocidade no Japão
Mais de 300 bombeiros combatem dois incêndios em Viseu e Aveiro
Obama recebe Dilma Rousseff com visita ao monumento a Martin Luther King

Capa do Público Público

Tsipras quer que a Grécia pare de tomar veneno
Cinco anos depois, a Europa ainda não sabe o que fazer
Cartas à Directora
A “syrização” da crise
O efeito Sampaio da Nóvoa
Tsipras fez o que tinha a fazer
Uma solução aqui tão perto

Capa do Diário de Notícias Diário de Notícias

O suicídio do Syriza vai salvar a vida à Europa?
Polícia de Guimarães castigado com perda de 60% do salário
Os melhores vinhos para beber no verão
"A minha prisão visa tão-só impedir o PS de ganhar as próximas eleições legislativas"
Um homem amargo de cabelos brancos, voz contida e olhar agressivo
Nem aposta é: a Grécia fica porque sim
Proteção Civil vai substituir helicóptero ligeiro que caiu em Paços de Ferreira

Jornal de Notícias Jornal de Notícias

Beira-Mar despromovido e Atlético convidado para a II Liga
Pinto da Costa critica convite para o Portugal - Suécia
Regresso do sorteio dos árbitros aprovado por maioria
Apple quer criar o próximo Spotify
Crise em Angola já fez regressar três mil portugueses
Casal levou à Polícia 2 mil euros deixados na caixa do correio
Autor do ataque na Tunísia radicalizou-se na Internet

Capa do i i

Diário Económico Diário Económico

Como 16 empresas vão poupar mais de 130 milhões de euros em dez anos
Quem são os mais expostos à Grécia?
Grécia é o segundo país do euro a controlar capitais
Atenas deixa mercados em stress
Europa mantém “porta aberta” para negociar e apela ao voto no ‘sim’
“Se fosse por causa do mérito tinham lá mulheres”
“Esta é uma matéria central nas questões civilizacionais”

Capa do Jornal Negócios Jornal Negócios

Balsemão acha natural interesse dos chineses nas empresas de media portuguesas
Sócrates diz que é preso político e a que sua detenção visa impedir PS de vencer eleições
Quão piores podem as coisas ficar para a Grécia?
Esta moto com 300 cavalos de potência não tem igual
O que está a impulsionar os preços do cobre?
O dia 30 de Junho de 2015 terá um segundo a mais
Xangai entra em "bear market"

Capa do Oje Oje


Capa do Destak Destak

UE vê como "alarmante" prisão de 14 universitários por protesto na Tailândia
Atenas termina hoje programa de resgate e falha pagamento ao FMI
Elevado nível de alerta após pequena erupção num vulcão perto da capital japonesa
Duas pessoas em risco de vida devido a fogo em comboio de alta velocidade no Japão
Mais de 300 bombeiros combatem dois incêndios em Viseu e Aveiro
Obama recebe Dilma Rousseff com visita ao monumento a Martin Luther King
Encontros´15 mostra a partir de hoje projetos de escolas e comunidade no Trindade


e, ainda, o metro...

Metro - Lisboa


a começar o dia... agradavelmente surpreendido...!

com a faceta de humor despretencioso de cunhal, que desconhecia em absoluto...





nota... recordo-me de ter visto este boneco há muitos anos, não sei onde e sem qualquer referência ao autor.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

o pensamento do dia...



no público...

mas, afinal... como é que vamos de (in)disciplina?... via com regras...!





no com regras, onde podem ler os respectivos comentários sobre a questão...


comentário:

era expectável que tal acontecesse, no meu ponto de vista, e vou deixar um apontamento gráfico exemplificativo [incompleto, pois já não me dava ao trabalho de fazer sínteses]...



este tipo de exemplos pode ser encontrado em linha, em variados sítios [nomeadamente em relatórios que sempre tornei públicos].



por cascais... uma iniciativa interessante... via portal da câmara de cascais...!




A maior parte são portugueses, mas a 2ª edição do MURALIZA – Cascais conta também com os talentos estrangeiros MILLO (italiano) e BOSOLETTI (argentino).

Entre os participantes, a iniciativa contará com um artista cascalense, ADD FUEL, mestre na reinterpretação da azulejaria portuguesa que espalhará o seu talento por diversas caixas de eletricidade no centro da Vila.

Vários locais da vila serão intervencionados através do olhar artístico de cada um dos talentos da Arte Mural:
MILLO - Avenida de Sintra, junto da Cepsa


BOSOLETTI - Avenida do Ultramar, edifício do Antigo Hospital

DRAW - esquina do Largo Dr. Passos Vella com Rua Latino Coelho

THIRD - Travessa da Ressurreição, 11

SAMINA - esquina entre Travessa Visconde da Luz com Rua Afonso Sanchez


ADD FUEL - Largo Dr. Passos Vella (traseiras da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes)
                          _ cruzamento entre Rua Nova da Alfarrobeira e Rua Alexandre Herculano
                          _ Alameda dos Combatentes da Grande Guerra
                          _ Largo da Praia da Rainha



MÁRIO BELÉM - Largo da Lota (traseiras do edifício da Lota)
                         Largo da Lota (traseiras do edifício da Lota)



CARMELINO - Rua Latino Coelho, 236
                     Rua Nova da Alfarrobeira, 7D


Colectivo ALTURA - Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, 113 e 117


O MURALIZA – Festival da Arte Mural de Cascais é um evento integrado no FIC – Festival Internacional de Cultura, financiado pela Câmara Municipal de Cascais e que conta com o apoio e /ou patrocínio de empresas locais e nacionais.

Com curadoria de Mário Belém e Lara Seixo Rodrigues, a 2ª edição o Festival MURALIZA pretende reforçar o estatuto de Cascais como berço de todas as expressões artísticas de rua em Portugal, configurando simultaneamente um novo ponto de interesse turístico e cultural da Vila.


informações [educação]... astronomia [encontro] e homenagem a mariano gago... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 94 – 29/06/2015


 
Informações Gerais

XXV Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA)
Este Encontro é organizado pelo Centro Multidisciplinar de Astrofísica (CENTRA) em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA).

No seguimento de anos anteriores, o objectivo do encontro é apresentar um panorama da atividade de vanguarda, a nível internacional, em investigação e desenvolvimento tecnológico na área de astronomia e astrofísica.

O ENAA proporciona, também, uma ocasião para debater ideias e políticas científicas, para fortalecer as interações entre os membros da comunidade portuguesa de astronomia e astrofísica e para integrar jovens investigadores nessa mesma comunidade, nomeadamente, através da apresentação dos seus trabalhos.

O evento ocorre nos dias 23 e 24 de julho, no Instituto Superior Técnico de Lisboa e as inscrições são efetuadas através de formulário disponível online, até ao dia 15 de julho.


Homenagem José Mariano Gago
Foi criada uma página na internet para recolher testemunhos que documentem a vida e legado de José Mariano Gago, para o desenvolvimento do conhecimento da ciência e tecnologia, e da cultura científica na sociedade.

Esta partilha de testemunhos é efetuada através do seguinte endereço eletrónico: www.marianogago.org.




nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

desenho [diário gráfico]... pessoas... de alexandra baptista...!



via urban sketchers portugal...

o boneco do dia...


no público...

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Henrique Monteiro
Por Henrique Monteiro
Redator Principal
 
29 de Junho de 2015
 


Sejamos otimistas. Tudo isto pode ainda piorar 

Não sei quem dizia que a diferença entre um otimista e um pessimista é que o pessimista afirma: “ Isto está tão mal que não pode piorar”. Perante isto responde o otimista: “ Pode, pode!”.

Na Grécia os bancos ficam fechados esta semana. Até a segunda feira, um dia depois do referendo subitamente convocado por Tsipras e aprovado sábado no parlamento de Atenas pelos partidos do poder e pelos neo-nazis do Aurora Dourada, no meio de muita agitação. É o que dizem todos os jornais, nomeadamente o Financial Times e o Wall Street Journal, que são da especialidade e, no Expresso, Jorge Nascimento Rodrigues que não lhes fica atrás. A decisão de fechar a banca e de fazer controlo de capitais foi tomada face à corrida às caixas multibanco deste fim de semana e na sequência do anúncio do BCE em manter, mas não aumentar, o fluxo de dinheiro para os bancos gregos, acrescentando que mesmo esse fluxo pode ser interrompido a qualquer momento. Para já, sabe-se que cada grego poderá levantar até ao limite de 60 euros por dia e segundo o Ekathimerini algumas delegações vão estar abertas para os pensionistas e idosos que não têm cartões. É uma espécie de 'corralito', como se viveu na Argentina há 12 anos. Ricardo Costa lembra isso mesmo aqui no Expresso online e no FT, Wolfgang Munchau diz que luta por compreender a razão de Tsipras, de repente, ter rompido as negociações e convocado o referendo 
Por seu turno, a Comissão Europeia publicou a última proposta feita pelas 'instituições' anteriormente designadas por troika, de modo a que todos possam aferir o que está em causa. E, de acordo com sondagens feitas na Grécia, o Governo tem uma grande probabilidade de perder a votação.
Onde vai isto parar? Não serei eu a responder. Já escrevi no Expresso que o Syriza prometeu Sol na eira e chuva no nabal. Agora, quem acreditou nessa possibilidade reparará que é difícil beneficiar dessa possibilidade. Para já, tanto os responsáveis europeus como Varoufakis dizem que a Grécia faz e vai fazer parte do Euro. Tsipras pediu mais tempo e assegura que os depósitos estão garantidos. Obama pressiona Merkel para manter a Grécia no clube. Como se sabe, falar é fácil. Difícil é prever as consequências de um referendo convocado contra os credores, a realizar no espaço de uma semana e sem saber exatamente o que se fará entretanto e depois, sobretudo quando a data limite do pagamento ao FMI (1,55 mil milhões) é amanhã. Mas o FMI já disse que admite atrasos. 


OUTRAS NOTÍCIAS
Maria de Jesus Barroso é uma mulher de armas. Esteja onde estiver, na profundeza da sua doença após uma queda em casa na noite de quinta feira, é uma mulher de armas. É uma grande senhora, que faz muita falta ao marido, à família, aos amigos e ao país. É uma reserva de amizade e de ternura. Tudo isto é escrito por quem andou no Colégio Moderno quando era ela a mandar e ficou para sempre admirador da sua sensatez, capacidade de luta e veracidade. Quem sabe que ela se converteu ao cristianismo por razão própria e contra as modas, porque é livre. Porque é verdadeira. Esteja onde estiver quero vê-la outra vez, pegar-lhe nas mãos, chamar-lhe soutora e ouvir a sua voz serena. Perdoem-me a nota pessoal, mas ela, para mim, não é a ex-primeira dama, nem a fundadora do PS, nem a deputada, nem a atriz, nem a fantástica declamadora de poesia. É a minha professora, a mestra da minha meninice, adolescência, juventude e aquela que ainda há poucos dias me segredava o orgulho que tinha nos seus alunos, sem nunca saber o orgulho que todos tínhamos nela. Na sua independência de espírito. Uma pessoa assim não morre nem se apaga, fica connosco. Com todos nós, sempre! 

Foi também sexta-feira passada, mas as ondas de choque mantêm-se. Foi um dia de terror, com 262 mortos e 385 feridos em três países diferentes. É assim, o mundo está perigoso e esta não será a última vez que se cita VPV. França, Kuwait e Tunísia, sendo que neste último país morreu uma portuguesa, uma senhora de 76 anos, viúva, reformada do ensino de piano no Conservatório do Porto. Chamava-se Maria da Glória, e estava na praia à hora errada, na primeira vez que saíra do país sozinha, para voltar a um local onde fora feliz com o marido, muitas vezes, em muitos anos. Os serviços secretos norte-americanos dizem estar convictos de que os atentados não foram coordenados, mas pelo sim pelo não reforçaram a segurança tendo em conta o próximo dia 4 de julho, o dia da independência dos Estados Unidos. De qualquer modo, todos os criminosos envolvidos tinham alguma relação com o Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico. De referir que na Tunísia, país maioritariamente muçulmano, o ataque feito a um resort em Sousse é simultaneamente uma machadada na economia de um país onde 14% do PIB advém do turismo. Os cancelamentos continuam e as filas de turistas para sair do país aumentam.

Um foguetão não tripulado que transportava material para a estação orbital, explodiu no ar. É o terceiro acidente do género este ano.

De acordo com o Correio da Manhã de hoje o Tribunal de Contas arrasa os processos de privatização da REN e da EDP, tendo pago 10 milhões à Perella, uma empresa contratada sem sequer estar pre-qualificada. De resto, a Grécia domina as manchetes.

Quanto ao desporto, no Sporting realizou-se uma Assembleia Geral para expulsar o ex-presidente Godinho Lopes. A AG não foi exatamente para isso, mas foi isso que de lá se retirou. O atual presidente, Bruno Carvalho, apresentou provas demolidoras sobre a gestão do clube no passado. Se a proposta não tiver a forma de um boomerang, coisa que não sei, pode ser bom, apesar do processo ser estranho. Esperemos que as provas sigam para o Ministério Público e que haja conclusões independentes. Godinho Lopes também já prometeu responder. Quanto a Bruno de Carvalho, diz hoje na manchete de 'A Bola': "Para fazerem mal ao Sporting vão ter de me matar". Não há dúvida que a grandiloquência do populismo anda na moda.

E amanhã temos de ser os favoritos contra a Suécia na final do campeonato europeu de futebol sub-21, em Praga. Depois dos 5-0 contra a Alemanha na meia-final, nem o selecionador Rui Jorge admite outra hipótese. Já agora, fomos medalha de bronze em futebol de praia nos jogos europeus de Baku. Ao todo, 10 medalhas. Já na Copa América, depois do Brasil perder com o Paraguai nos penáltis, temos as meias-finais. Hoje Chile-Peru; amanhã o Argentina-Paraguai.


FRASES
"Foi isto que Atenas sempre quis? A pergunta passou a ser legítima", Teresa de Sousa, no 'Público' de ontem, num artigo que recomendo para a compreensão do muito que há a perceber.

"Queremos que os contribuintes dos outros países continuem a financiar o nosso modo e nível de vida? Esta é a pergunta a que os gregos gostavam de responder. Só que em política a mesma pergunta não se faz duas vezes. E já foi a esta pergunta que os gregos responderam quando elegeram o Syriza. Eles deram a maioria a um partido que lhes garantiu que ia mandar no dinheiro dos outros. E isso não é possível", Helena Matos, no 'Observador', embora não seja totalmente correto que os gregos tenham dado a maioria ao Syriza, apenas cerca de 36%, o que permite que as sondagens indiquem a derrota do Governo no próximo referendo.

"Este é um voto que o primeiro-ministro Alexis Tsipras deveria ter convocado, no mínimo, há um mês - caso fosse um esforço honesto para deixar o povo grego fazer uma escolha democrática sobre o seu futuro, o que não é", Mark Champion, no diário online grego Ekathimerini. Um ponto de vista que tem de nos fazer pensar.

"Quando um choque que previmos acontece, continua a sentir-se como choque", Wolfgang Munchau, no Financial Times a propósito da crise grega 


O QUE DIZEM OS NÚMEROS
153 mil migrantes vieram para a Europa, até esta altura do ano. O que corresponde a um aumento de 149% em relação a 2014. Desses, 63 mil chegaram à Grécia e 62 mil a Itália, via Mar Mediterrâneo. 10 mil tentaram entrar na União Europeia via fronteira da Sérvia com a Hungria. 1816 migrantes morreram na travessia do Mediterrâneo central e 1865 no conjunto das rotas de migração. Neste magnífico trabalho da BBC pode ver estes números, os mapas das origens dos migrantes, o pouco que a UE anda a fazer e diversas outras informações para quem se interessa pelo que vai ser, provavelmente, o maior e mais desprezado drama da humanidade nos nossos tempos. 


O QUE EU ANDO A LER
“O primeiro Duque de Palmela”, D. Pedro de Sousa Holstein, foi também o primeiro conde e o primeiro marquês a usar aquele título. Liberal, moderado, sempre a bater-se por compromissos, foi mal visto de ambos os lados das contendas que atravessaram a sua vida, que se estende de 1781 a 1850. Diplomata, em 1802, com apenas 21 anos já era conselheiro da Embaixada em Roma, onde o seu pai, D. Alexandre, era titular, combate as invasões francesas, conhece o exílio e é um dos grandes apoiantes da monarquia constitucional. As inúmeras voltas e reviravoltas desses tempos conturbados são descritos neste pequeno livro (175 páginas) de Maria de Fátima Bonifácio que consiste essencialmente no prefácio que a historiadora fez à edição de 2011 das memórias do Duque de Palmela, num capítulo adicional sobre a diplomacia de D. Pedro de Sousa Holstein e numa cronologia bastante útil. O livro é da editora D. Quixote e lê-se numa tarde pachorrenta com a sensação de que – como costuma dizer e redizer Vasco Pulido Valente – o liberalismo e os portugueses são como a água e o azeite. Palmela que “procurou sempre um partido moderado e médio, sem nunca o encontrar”, como escreve a autora, anda por aí em espírito, nos que combatem “o meio político polarizado pelos extremos conservador e radical”. Já agora, outra nota sentimental, foi na rua Duque de Palmela que nasceu e viveu (os primeiros 30 anos) o Expresso.

E é tudo!

legislação [educação]... calendário escolar e nomeações... via boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 94 – 29/06/2015

Publicado em Diário da República

Despacho n.º 7104-A/2015 - Diário da República n.º 123/2015, 3º Suplemento, Série II de 2015-06-26
, do Ministério da Educação e Ciência - Gabinetes dos Secretários de Estado do Ensino e da Administração Escolar e do Ensino Básico e Secundário
Determina o Calendário Escolar e o Calendário de realização das provas finais do ensino básico, do Preliminary English Test, dos exames finais nacionais do ensino secundário, das provas de equivalência à frequência e de afixação dos respetivos resultados para o ano escolar de 2015-2016.

Despacho n.º 7123/2015 - Diário da República n.º 124/2015, Série II de 2015-06-29, do Ministério da Educação e Ciência - Secretaria-Geral
Designação, em comissão de serviço, da diretora de serviços de Coordenação da Cooperação e das Relações Internacionais, licenciada Janina Rodrigues da Costa.
Diplomas para Publicação em Diário da República

Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar
— Despacho – É reconhecida a profissionalização em serviço pela Universidade Aberta a docentes do Ensino Artístico.
Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior
— Despacho – Renova o mandato do fiscal único da Universidade do Porto.
 

recebi o convite... e divulgo...!

a semântica civilizacional promoveu uma [clara] dependência exclusiva das tecnologias e da evolução científica... assim, por arrasto, augura-se um fim apocalíptico...?


no metro...