quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

dicas... a psicossomática dos gastos...!

5 atitudes para garantir o seu futuro financeiro

"Gerir dinheiro não é uma ciência. No entanto, tem muito de emocional. Mexe muito com os nossos sentimentos. Neste artigo vamos apresentar-lhe 5 atitudes para dominar o seu futuro financeiro, quer falemos de crédito ou de investimento. Aproveitamos e desafiamo-lo a partilhar connosco aquelas que são as melhores posturas para poupar e/ou ganhar dinheiro. 
 


Seja humilde
Quem pensa em dinheiro pensa num conjunto de sonhos ou de pesadelos, variáveis que por vezes estão associadas a sentimentos de ganância ou de arrogância. É natural que todos queiram ganhar mais dinheiro e quando nos comparamos acabamos por querer ganhar mais do que os outros. No mundo do dinheiro convém nunca esquecer que o sucesso financeiro não acontece por acaso. Como se costuma dizer, ter sorte dá muito trabalho?

Quando falamos de consumo vemos o comportamento da sociedade dita “desenvolvida” nas últimas décadas. Entrámos numa espiral de consumo e de consumismo (quanto consumo é feito com recurso ao crédito fácil?), muitas vezes ao procurar comparar-nos com os vizinhos, pensando sempre que “a galinha da vizinha é melhor do que a minha”. Por outro lado, ao falarmos de investimento, podemos pensar que se estamos a comprar uma ação ou uma obrigação é porque alguém nos está a vender. Assim, talvez faça sentido perceber porquê…

Seja paciente
A paciência é uma característica extraordinária. Permite-nos tomar decisões ponderadas, sem pressas e distanciados. Quando falamos de paciência e de dinheiro temos de ter sempre presente que a paciência é fundamental para o seu sucesso financeiro. Faz muito bem pelas suas finanças pessoais e é um dos pilares do sucesso. Querer ganhar dinheiro rapidamente leva-nos a assumir riscos que talvez não estejamos preparados para tomar.

Seja desprendido
Quando o dinheiro está investido é um escravo ao seu serviço. Infelizmente, muitas pessoas acabam por inverter o papel e passam a ser escravas do dinheiro. Algumas por necessidade – porque é necessário pagar todos os créditos ou porque simplesmente o dinheiro não chega para as despesas essenciais, outros por consumo e outros ainda por uma postura que na gíria é conhecida por forretice.

Nunca nos esqueçamos que o dinheiro serve para ser gasto, hoje ou no presente e que para ser bem utilizado deve ser enquadrado nas nossas prioridades e no nosso orçamento familiar. Caso contrário vamos viver em função do dinheiro.

Seja disciplinado
Gerir dinheiro envolve alguma cautela e atenção. Envolve tomar decisões ponderadas e seguir um conjunto de regras que facilitam o controlo financeiro. Por exemplo, se falamos de poupar dinheiro devemos controlar com rigor a nossa conta bancária, negociar alguns contratos, ter uma postura permanente de corte de custos… enfim, seguir um conjunto de regras de poupança que vão fazer toda a diferença na sua vida.

Ao falarmos de investimentos, torna-se fundamental perceber que sem disciplina transformamos o ato de investir no ato de jogar. Assim, regras como a diversificação, o pensamento no longo prazo, o conhecimento dos produtos… são essenciais para ganhar dinheiro nos investimentos.

Mantenha a calma
Uma última postura essencial para ter sucesso financeiro consiste em manter a calma. Vamos ter sempre momentos de euforia e momentos de pânico. Momentos em que somos pressionados para consumir, para pedir crédito, para investir em determinado produto… e torna-se importante perceber que temos de seguir os planos e o caminho que traçamos anteriormente para atingir os nossos objetivos financeiros
."

João Morais Barbosa
Reorganiza