segunda-feira, 14 de março de 2016

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista [1]...!

Bom dia:                                  Cristas, atentados, protestos.
O fim-de-semana ficou marcado pelos atentados na Turquia e na Costa do Marfim, pelos protestos em Lisboa e pelo Brasil inteiro, escreve André Macedo
Segunda-feira, 14 de MARÇO | 08:51
DN

1. Cristas lidera dentro e fora do CDS
É, antes de mais, uma questão de matemática e Assunção Cristas sabe-o. Por isso, a nova presidente do CDS-PP vai iniciar as démarches junto de Passos Coelho e de António Costa para que haja uma revisão constitucional tendo em vista a alteração do modelo de nomeação do governador do Banco de Portugal. A isto se chama não perder tempo: ganho o CDS, a nova líder tenta juntar PS e PSD...a pensar no futuro. Bem visto.
2. A derrota de Angela
Angela Merkel tentou, tentou, mas acabou por não conseguir convencer os alemães de que a gestão que tem feito da crise dos refugiados é a política mais correta. E, por isso, a chanceler alemã viu ontem o seu partido, a CDU, sair derrotado em dois dos três estados federados em que houve eleições regionais na Alemanha: Bade-Vurtemberga e Renânia-Palatinado. A extrema-direita continua a subir.
3. Bashar firme e hirto
Bashar al-Assad está hoje mais forte do que alguma vez esteve desde o início da contestação ao regime de Damasco, a 15 de março de 2011. Há pouco mais de um ano, o colapso parecia uma questão de tempo. A partir de setembro de 2015, a situação inverteu-se com a campanha da aviação russa contra alvos da oposição. Hoje, em Genéve, prosseguem as negociações para tentar encontrar uma saída para o conflito.
4. Atentado na Turquia, a conta sobe
As autoridades turcas elevaram hoje para 37 o número de mortos provocados pelo atentado com um carro armadilhado perpetrado no domingo no centro de Ancara. Uma forte explosão ocorreu às 18:45 de domingo (16:35 em Lisboa) na Praça de Kizilay, situada em pleno centro de Ancara, junto a uma esquadra de polícia e a uma paragem de autocarro, fazendo, além de 37 mortos, mais de uma centena de feridos.
5. Al Qaeda assume atentado
A organização terrorista Al-Qaeda no Magrebe islâmico reivindicou o ataque à estância balnear Grand-Bassam, na Costa do Marfim, que matou 14 civis. No ataque morreram 22 pessoas, entre elas 14 civis, dois militares e seis atacantes, segundo o balanço oficial divulgado pela presidência do país.
6. No Brasil, Dilma resiste, a economia sofre
Maior manifestação de sempre em São Paulo, com cerca de 1,4 milhões de pessoas. Lula atacado como nunca. Protestos em 438 cidades, 23 fora do Brasil. Mais de dois milhões estiveram nas ruas ontem, domingo. Se não leu a opinião de Arnaldo Jabor, leia agora, vale a pena. Seja como for, Dilma resiste, Lula aguenta-se, a economia afunda-se.
7. Menos licenciados em Medicina?
A Associação Nacional de Estudantes de Medicina entregou ao Governo uma proposta para reduzir, em cinco anos, de 1800 para cerca de 1300 o número de estudantes de medicina por ano. Em causa está, dizem, a qualidade da formação médica em Portugal, pré e pós-graduada, o que pode vir a ter implicações na qualidade dos serviços de saúde da população. Será? Mas não faltam médicos em Portugal? E esta decisão não faria subir os salários dos médicos?
8. E pronto...
E assim começa mais uma semana em que se falará de Orçamento do Estado -- quarta-feira é dia de votação final global --, em que os combustíveis vão voltar a subir, os protestos vão ganhar mais visibilidade, o Bloco de Esquerda pressionará o PS não aprovar o envio de refugiados para a Síria, como quer Angela Merkel -- embora talvez o PSD dê uma ajuda inesperada --. vai fazer Sol e cairá alguma chuva. Estamos no fim do Inverno, faltam seis dias para o início da Primavera, que chega no próximo domingo.
E ainda...
As explicações de Kate del Castillo, a musa de El Chapo, à revista mexicana Processo. A"Reina del Sur", revela em detalhe a (sua) história secreta do encontro com o maior narcotraficante do mundo. Um enredo que, em parte, já tinha percorrido as páginas da New Yorker, surge agora contado na primeira pessoa. "Él me atravesaba con la mirada, yo me sentía morir", confessa Kate. E há também as investigações da PGR do México a este caso. As provas incluem tequilha, uma denúncia anónima e consultas na wikipédia.
Aqui ao lado, em Espanha, mora o homem mais sortudo do mundo. Chinês, um metro e sessenta e cinco, que vivia do pouco que ganhava, como ajudante de cozinha, em Barcelona, Navarra e por Madrid. Viveu 18 anos assim... até ao dia em que lhe saiu a Primitiva (1,86 milhões de euros) e depois o Euromilhões (137, 3 milhões de euros). E tudo em oito meses. Agora vive perto de Ronaldo - os filhos até brincam juntos -, joga golfe e até usa um relógio igual ao do Sultão do Brunei.
Em França, é dos reis do futebol de quem se fala. Seis títulos, quatro consecutivos, e uma goleada daquelas para a história. Um campeão que devora todos os recordes. A oito jornadas do fim do campeonato as contas já estão arrumadas. É um feito histórico: entre as cinco principais ligas europeias, ninguém fora campeão com tamanha antecedência. De quem falamos? Do clube do xeque Nasser al-Khelaifi: o PSG.
E hoje...
Ministro em Bruxelas, agricultores e PCP nas ruas. Capoulas Santos está no Conselho Europeu da Agricultura para tratar do problema do "leite e da carne suína" enquanto que em Matosinhos há protestos marcados contra as "práticas comerciais abusivas". Os produtores portugueses de carne e leite estão de olho no que vai fazer o ministro. A "ameaça" dos 300 camiões, em Lisboa, na sexta-feira, foi apenas um aviso. E Capoulas Santos sabe disso.
Esta tarde, em Lisboa, e ciente das "ameaças" que vieram do Congresso do CDS, o governador do Banco de Portugal reúne com os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo. O encontro junta também governo e CMVM. São 2.040 os subscritores de papel comercial que reclamam cerca de 400 milhões de euros.
Aparentemente, e porque a agenda da reunião assim o diz, António Costa reúne com os parceiros sociais apenas para preparar o próximo Conselho Europeu, no final desta semana, em Bruxelas.
Ao final da tarde, Marcelo Rebelo de Sousa recebe a nova líder do CDS. E mais à noite, temos o primeiro contra o último. O Benfica recebe o Tondela, e ganhando recupera a liderança da Liga.
Já esta manhã, daqui a pouco, às 09.31 - é o rigor da Agência Espacial Europeia - sai rumo a Marte a Exomars que vai em busca de indícios de vida passada, ou presente - quem sabe. Daqui a sete meses haveremos de ter notícias desta missão, que leva a bordo tecnologia portuguesa. Fixe os nomes: Critical Sofware e HPS Portugal. E se na arriscada descida em Marte, lá para outubro, tudo correr bem... é porque o "escudo" português funcionou na perfeição.
*Com Artur Cassiano


via mensagem do dn...

Sem comentários:

Enviar um comentário