segunda-feira, 14 de março de 2016

informações [educação]... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 36 — 14/03/2016


Informações Gerais

 
Inovação – O Futuro é Hoje!
Ambientes Educativos Inovadores
 
Com o lema “Inovação – O Futuro é Hoje!”, a Direção-Geral da Educação (DGE) volta a marcar presença nas exposições Futurália e Qualifica, que decorrerão respetivamente entre 16 e 19 de março de 2016 na FIL e entre 14 e 17 de abril de 2016 na EXPONOR, sendo cofinanciada pelo Programa Operacional de Capital Humano. Estes Salões de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade destinam-se a estudantes e à comunidade educativa.
 
Recriando um “Ambiente Educativo Inovador”, a DGE promove uma mostra de boas práticas das escolas onde estão a ser implementados estes ambientes, com o objetivo de estimular a diversificação das metodologias de ensino e de promoção do sucesso educativo.
 
Pretende-se uma forte interação e concreta participação/ação dos visitantes nas atividades propostas, permitindo identificar e esclarecer os fatores críticos de sucesso subjacentes ao conceito de ambientes educativos inovadores.
 
Para mais informações e inscrições dos Agrupamentos/Escolas consulte o site da DGE.
 
Treino de astronautas
 
O ESERO Portugal (European Space Education Resource Office) organiza regularmente formações gratuitas para professores sobre temas ligados ao espaço e que poderão ser integrados nos programas curriculares dos vários ciclos.
 
Neste curso de formação irão ser debatidos os impactos da exploração espacial tripulada. Ir-se-ão abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional, e a importância do trabalho dos astronautas. Irão ser demonstrados alguns dos efeitos de viver no espaço, no corpo humano, através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana.
 
O curso irá ter lugar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no dia 2 de abril. Destina-se a professores de todos os níveis de ensino, em particular ao grupo de docência 620, e serão fornecidos materiais de apoio. As inscrições deverão ser feitas até dia 17 de março.
 
 
No âmbito da Semana Internacional do Cérebro 2016, irá ter lugar, nos dias 19 e 20 de março, a ação intitulada “Música no Cérebro”, organizada por investigadores e professores da Universidade da Beira Interior (UBI).
 
Esta ação consiste em várias palestras para o público geral, que pretendem elucidar sobre o papel da música no funcionamento do cérebro, assim como outras atividades lúdicas, que pretendem estimular a capacidade criativa de crianças a partir dos 4 anos. Haverá também uma sessão dedicada à música para pais e bebés.
 
Estas atividades são apoiadas pela Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, Centro de Investigação em Ciências da Saúde e Sociedade Portuguesa de Neurociências, e decorrerão durante o fim-de-semana, no Edifício da Banda da Covilhã, junto ao Jardim Público.

Sem comentários:

Enviar um comentário