quinta-feira, 3 de março de 2016

informações [educação]... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 29 — 01/03/2016


Informações Gerais


Projetos sobre Diferentes Formas de Tráfico de Seres Humanos
Com vista à inclusão do tema do Tráfico de Seres Humanos (TSH) no sistema educativo, a medida 20 do III PNPCTSH apela à participação das escolas (ensino básico e secundário) através da elaboração de projetos sobre as diferentes formas de TSH.
Considerando que constitui uma das formas mais graves de violação dos Direitos Humanos, os projetos deverão contemplar uma abordagem centrada na educação para a cidadania. Por conseguinte, a ação pedagógica e preventiva, junto das crianças e dos jovens, de consciencialização sobre a gravidade do crime de TSH, visa também contribuir para a sua formação enquanto pessoas responsáveis e solidárias, capazes de exercer os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito crítico e democrático.
No site da Direção-Geral da Educação reservado ao tema foi criado um espaço destinado à divulgação e partilha de projetos. 
Os projetos a divulgar deverão estar enquadrados nos Termos de Referência dos Projetos sobre Diferentes Formas de Tráfico de Seres Humanos.
De 1 de março a 1 de maio, a Universidade de Coimbra promove mais de 90 iniciativas incluindo espetáculos, exposições, conferências e debates, e oficinas a propósito do tema “O Livro: No princípio, era o conhecimento”.
Data de outubro de 1716 a carta de D. João V que autoriza a construção, na Universidade de Coimbra e a pedido do Reitor de então, de uma Casa da Livraria. Trezentos anos depois, essa Casa da Livraria, hoje Biblioteca Joanina, dá o mote para o tema da Semana Cultural da Universidade. 
Esta iniciativa pretende ser uma oportunidade para focar no que une, e não no que separa, sublinhando a riqueza da diversidade e fazendo a apologia do diálogo intercultural e interreligioso.

Boletim Informativo n.º 30 — 02/03/2016



Informações Gerais

Concurso “Clubes de Programação e Robótica” – 2015/2016
A Direção-Geral da Educação (DGE) informa que se encontra aberto o Concurso dos Clubes de Programação e Robótica 2015/2016. Este concurso destina-se a todos os estabelecimentos de ensino público e privado de Portugal Continental, que tenham um Clube de Programação e Robótica em funcionamento e devidamente registado na Base de Dados da DGE. 
As candidaturas devem ser submetidas em formulário próprio, até às 24.00h do dia 16 de março de 2016.
Para mais esclarecimentos, consulte a página eletrónica da Direção-Geral da Educação.
Os 30 anos da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) também se celebram no Exploratório!
Numa parceria entre a RUC e o Exploratório, a decorrer durante o mês de março, irão realizar-se diversas atividades onde a ciência e a rádio se mesclam para informar e entusiasmar os visitantes do Exploratório.
Participação até 2 de abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário