terça-feira, 27 de março de 2018

coisas com interesse...

   Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja


FÁTIMA
2 Abril 2018
Domus Carmeli
_

COIMBRA7 Abril 2018
Museu Nacional de
Machado de Castro

INVENTÁRIOde Bens Culturais da Igreja
Manual de
Procedimentos

iconogcrista 2018 cartaz
norastodevocao capa
manual procedimentos capa lw
ICONOGRAFIA CRISTÃ3ª sessão "Iconografia Medieval" por Nuno Saldanha

 NO RASTO DA DEVOÇÃO3ª sessão de apresentaçãopor Luísa Trindade

MANUAL DE PROCEDIMENTOSde Inventário de Bens
Culturais da Igreja
Incidindo nas diversas matérias inerentes ao trabalho de inventário, visa a aplicação de metodologias de análise, identificação e descrição. Incitando os formandos a desenvolver competências adequadas de catalogação e classificação, pretende contribuir para a preparação de profissionais qualificados, capazes de lidar com a especificidade dos Bens Culturais da Igreja. Acção destinada aos técnicos que têm por tarefa a elaboração do inventário das respectivas igrejas, encontra-se também aberta a todos aqueles que pretendam obter formação especializada no domínio da Iconografia Cristã.
.
.
.

Com a colaboração de mais de duas dezenas de autores, constitui uma obra de referência no domínio da História da Arte, particularmente, no estudo da escultura em pedra dos séculos XIV a XVI. Recuperando o universo devocional que motivou a criação das obras, propõe uma narrativa em torno de algumas das principais devoções nacionais: do nascimento à morte, passando pela redenção e pelo encontro com Deus, pela cura do corpo e pela salvação da alma.
Coord. Maria de Lurdes Craveiro, Joana Antunes e Carla Alexandra Gonçalves, constitui o catálogo da exposição "No Rasto da Devoção: Escultura em Pedra no Convento de Cristo (século XIV-XVI)".

O Manual de Procedimentos de Inventário de Bens Culturais da Igreja, pretende facilitar a soma de trabalhos setoriais. As indicações que aqui se oferecem procuram contemplar todo o património: imóvel, móvel, integrado, documental. O Manual percorre os procedimentos de itinerário desde o levantamento de dados até ao respetivo carregamento informático.
Com este precioso instrumento de trabalho é dado mais um passo na prossecução do Projecto Thesaurus. Projeto que, somando iniciativas, servirá os bens culturais da Igreja: dará mais visibilidade ao património; facilitará a sua conservação; ajudará à sua salvaguarda; enriquecerá a cultura.




fb 1

Sem comentários:

Enviar um comentário