terça-feira, 10 de abril de 2018

divulgação, formação artística, via apevt...

- INFORMAÇÃO -
APEVT

ABR 2018





Encontro Nacional APEVT 2018



 

 




Educação Artística e Tecnológica, uma nova possibilidade de aprender

Porto, 14 abril 2018 - Escola Secundária Garcia de Orta

A APEVT realiza mais um Encontro Nacional que se projeta na especificidade das questões de caráter científico, pedagógico, cultural e profissional dos professores das áreas de ensino da expressão plástica, da educação visual, da educação tecnológica, da arte, design e tecnologias e na sua inserção interveniente no sistema educativa português. Se na atualidade o sentido da educação é preparar os jovens para lidar com os problemas inerentes às sociedades multiculturais e tecnológicas como as nossas, num mundo globalizado e interligado, deve dotá-los de um domínio acrescido de competências emocionais, sociais, intelectuais e de maior capacidade de adaptação e flexibilidade para solucionarem problemas mobilizando conhecimentos. É neste quadro que nos propomos tratar o tema, “Educação Artística e Tecnológica, uma nova possibilidade de aprender”, pondo em evidencia o papel da educação artística para a construção de um futuro sustentável com criatividade, inovação, pensamento crítico e de um entendimento sobre a capacidade que a educação tecnológica oferece para lidar com os desafios do futuro. Por outro lado, a tutela optou por uma mudança não disruptiva que pretende promover o sucesso dando autonomia às escolas, para contextualizar e flexibilizar o currículo. Esta realidade permite explorar formas diferentes de organizar os currículos, no sentido da inversão do impacto negativo do currículo prescritivo, normativo e demasiado extenso, valorizando as escolas e os professores como garante de melhores aprendizagens, o que dá uma nova possibilidade de aprender para os alunos. O tema geral integrador proporciona abordagens cientificas, pedagógicas e didáticas em diversos subtemas, com que alguns professores já contactaram este ano e que todos se verão confrontados no próximo ano, ou seja:
  • O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade - Visão, princípios, valores e competências para a escola portuguesa do século XXI.
  • O Projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular - Aprendizagens Essenciais como referente da organização e operacionalização do ensino na área artística e tecnológica.
  • Promoção de competências na área artística e tecnológica para os objetivos e pressupostos previstos na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
  • Avaliação Educativa - Provas de Aferição na Educação Visual e Educação Tecnológica.
  • Área artística e tecnológica: aplicações práticas de tecnologias digitais em contexto e problemáticas de implementação.
Pode consultar PROGRAMA e fazer a sua INSCRIÇÃO AQUI.
Outras informações pelo email info@apevt.pt ou pelo 912355500:



PROGRAMA:
 
08h30 – Receção
09h00Sessão de abertura: Finalidades do Encontro e Abertura da Assembleia Geral
Diretor do Agrupamento de Escolas Garcia da Orta, Rui Fonseca, Presidente da Direção da APEVT, Carlos Gomes e Presidente da Mesa da Assembleia, António Alves.
09h30 – Conferencia I: O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade
Visão, princípios, valores áreas de competências para a escola, comunidade de aprendizagens.
Conferencistas: Sónia Rodrigues e Carla Dimitri. Moderadora – Iva Neves.
10h30 – Coffee break
11h00 – Conferência II: O Projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular
Aprendizagens Essenciais como referente da organização do ensino.
Conferencistas: Ariana Cosme e Rui Trindade Moderadora: Manuela Bigote.
12h30 – Sessões Paralelas
Área artística e tecnológica: Aplicações práticas de tecnologias digitais em contexto, problemáticas de implementação – Sala1
Apresentação: Artur Coelho
Flexibilização curricular: desafios e estratégias para as áreas artísticas e tecnológicas – Sala 2
Apresentação: Rui Rodrigues
13.30 – Almoço
14h30 – Sessões Paralelas
Avaliação Educativa: Provas de Aferição nas disciplinas da Educação Visual e Educação Tecnológica – Sala 1
Apresentação: António José Alves
Área artística e tecnológica: Ferramentas digitais e experiências interativas em contexto – Sala 2
Apresentação: Paula Barroca
15h30 – Conferencia III: As competências nas Artes e na Tecnologia para promoção dos objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável
Conferencistas: José Paiva e João Bartolomeu Moderadora: Sofia Arlete.
16h30 – Conferencia IV: Desenvolvimento dos currículos escolares do século XXI |O ensino das Artes e da Tecnologia
Conferencistas: Carlos Gomes e Joaquim Nogueira. Moderadora Sónia Santos.
17h30 – Porto d´Honra
18.00 Sessão de encerramento
Assembleia Geral – resultados da votação e tomada de posse dos membros dos órgãos sociais a APEVT para o triénio 2018/2021. Mesa da Assembleia Geral.
 

NOTA:

O encontro é gratuito para os associados APEVT, formadores e formandos APEVT (que realizaram formação em 2018) e para professores pertencentes ao AE Garcia de Orta (onde se realiza o encontro).
Tem um custo simbólico de 5€ para outros professores.
O encontro está acreditado como ACD para fins de obtenção de cráditos para progressão na carreira.
Apesar das condições de gratuitidade para alguns participantes, todos devem realizar a sua inscrição no encontro pelo formulário online para que se possa assegurar os dados de acreditação ACD.
Obrigado pela compreensão.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário