quarta-feira, 23 de maio de 2018

divulgando....

Facebook deve compensar os consumidores



Junte-se ao nosso grupo no Facebook para exigir que os consumidores sejam compensados e para obrigar a empresa a comprometer-se com boas práticas no futuro. 
22 maio 2018

facebook
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, é hoje ouvido no Parlamento Europeu (PE) para prestar esclarecimentos sobre o uso dos dados dos seus utilizadores. Pode seguir a audição no grupo “Os meus dados são meus”, que a DECO PROTESTE e as suas congéneres da Bélgica, Itália, Espanha e Brasil lançam hoje no Facebook. O nosso objetivo é usar este grupo naquela rede social para alertar os consumidores para a utilização dos seus dados.
No grupo, os consumidores poderão encontrar respostas para as suas questões relacionadas com este tema, descobrir as diferentes formas de partilha dos seus dados e fazer parte daquela que pretende ser a maior comunidade a apresentar o descontentamento dos seus utilizadores ao Facebook .

Assim que rebentou o escândalo Cambridge Analytica, estabelecemos uma conversa direta com a empresa. Durante várias semanas, aguardámos pelas respostas às nossas questões, mas não recebemos nenhuma satisfatória, direta, inequívoca. Até agora, o Facebook tem apresentado uma nova postura e uma nova política de proteção dos dados dos consumidores, mas sem divulgar medidas concretas.

Por isso, na audição no Parlamento Europeu, Mark Zuckerberg deveria começar por responder ao que perguntámos:

  • que compensação vai ser paga aos consumidores afetados?
  • no futuro, como poderá o Facebook controlar os dados?
  • quais os resultados da inspeção interna, anunciada pelo Facebook, para eventual deteção de outras violações?
  • que medidas concretas vão ser tomadas para recuperar a confiança nesta rede social?
  • como será a gestão da partilha de dados (com quem, quando e como) dos utilizadores do Facebook compatível com o seu modelo de negócio? 
Vamos lutar pela proteção dos direitos dos consumidores enganados e pelo estabelecimento de uma compensação pela utilização abusiva dos seus dados. Queremos também que as redes sociais dividam os ganhos recebidos com os dados dos utilizadores com os consumidores.


via deco... 

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