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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

design... e os erros 'pagam-se' caro... exemplos num artigo [interessante]... no público...!

"Bruce Mau, designer canadiano, considera que o design só é notado quando corre mal. O austríaco Stefan Sagmeister, um dos gurus mundiais do design gráfico, diz ao PÚBLICO que, na maioria das vezes, “estas situações ocorrem por estupidez, pois todos somos estúpidos”. Para Frederico Duarte, professor na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, “o design deve pensar alto, mas ter os pés no chão”, pois é importante que as pessoas possam usar os produtos criados.

Por vezes, algumas soluções criam polémica e tornam-se problemas que os produtos acabam por ser retirados do mercado. Outros não passam de boas ideias, fabricadas mas sem aplicação prática. Mudanças repentinas de logótipos, tipos de letra de difícil compreensão, cores com segundas associações, ideias demasiado radicais, são casos em que o design gera debate.

1. As sapatilhas que fizeram lembrar a escravatura



Imagem: Adidas 
 
Em Junho de 2012, um modelo de sapatilhas Adidas com grilhetas e correntes de plástico cor-de-laranja para prender aos tornozelos foram associadas à escravatura. Houve consumidores a pedir, sobretudo através das redes sociais, o boicote das “Roundhouse Mid Handcuff” desenhadas por Jeremy Scott. A marca começou por defender o designer, dizendo que este se inspirou num desenho animado e não nos tempos de escravatura, mas, à medida que a polémica se intensificou, a Adidas optou por retirá-las do mercado."
 
para ler o resto do artido... aqui.

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