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quarta-feira, 24 de julho de 2013

e porque será que [já] nada disto me espanta...?... dificuldades a português afetam todas as disciplinas... via educare...!

"A média é positiva, mas não convence. O relatório do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), divulgado hoje, revela que a média nacional dos resultados das provas do ensino secundário de Português em 2012 foi de 10,4 valores (numa escala de 1 a 20). Bem melhor que os 9,6 do ano anterior.

Estes resultados tiveram em conta apenas as respostas dos alunos internos que realizam os exames nacionais durante a 1.ª fase. A Português, 63,3% das classificações dos 50.916 alunos foram iguais ou superiores a 10 valores. A média dos exames a Física e Química permaneceu negativa, já que apenas 34,3% dos 29 867 alunos que fizeram o exame obtiveram notas iguais ou superiores a 10 valores.

Pouca correção linguística

Os grupos de questões em que os alunos obtiveram piores resultados, segundo a análise do GAVE, versam sobre itens onde se avalia a leitura orientada de um texto literário, funcionamento da língua e quando a resposta exige o domínio de metalinguagem. Mas não só. "Nos itens que exigem resposta estruturada, além das dificuldades ao nível do conteúdo, os alunos revelam fracos desempenhos nos parâmetros da organização e da correção linguística", destaca o GAVE.

Assim, o relatório aponta que "os resultados obtidos nos parâmetros da correção linguística são inferiores aos resultados obtidos nos parâmetros do conteúdo, embora tanto uns como outros se situem em níveis negativos". Como tal, o GAVE sugere uma intervenção no domínio da leitura, além do desenvolvimento do conhecimento lexical, bem como "um reforço do trabalho que envolva a realização de inferências e o posicionamento crítico face aos textos lidos".

No domínio da expressão escrita, o GAVE defende a realização de um trabalho sistemático que envolva a aprendizagem e o treino de diferentes tipologias de texto, "assegurando um crescente domínio das capacidades envolvidas na planificação, textualização e revisão dos textos". Já no domínio do funcionamento da língua, segundo o relatório, é fundamental "assegurar o desenvolvimento de um trabalho de acordo com a metalinguagem e as orientações metodológicas explicitadas no Programa"
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