Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

notícia [educação e ensino superior]...elevado número de alunos em debilidade económica grave, alerta conselho educação... no público...!

"O Conselho Nacional de Educação (CNE) alertou para uma "elevada percentagem de estudantes numa situação de debilidade económica grave", recomendando a atribuição de recursos à acção social para que não falhe o apoio aos mais carenciados.

Numa recomendação hoje publicada em Diário da República, o CNE defende a necessidade de garantir o bom funcionamento dos serviços de acção social e de acabar com as diferenças nas respostas sociais registadas nas diferentes instituições do ensino superior.

"Irregularidades técnicas, problemas de comunicação entre serviços e estudantes, indefinição nos processos de candidatura, atrasos na análise dos requerimentos e nos pagamentos das bolsas de estudo e abrangência insuficiente são entropias introduzidas sucessivamente no sistema que têm inibido a acção social de cumprir integralmente o seu papel", alerta o CNE numa recomendações sobre "A condição estudantil no Ensino Superior".

As alterações no acesso às bolsas, que agora é condicionado à situação contributiva das famílias, vieram "colocar uma elevada percentagem de estudantes numa situação de debilidade económica grave", sublinha aquele órgão consultivo.
O CNE alerta ainda para a existência de respostas de acção social "bastante díspares" consoante as instituições, sendo necessário acabar com essas diferenças."

Sem comentários:

Enviar um comentário