Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ramiro marques dixit... a vaca sagrada do recrutamento centralizado dos professores vai ruir?... no profblog...!

"Já esteve mais longe de ruir. O novo presidente do Conselho Nacional da Educação, David Justino, antigo ministro da educação e consultor do PR para a área da educação, junta a voz aos que há muito defendem a contratação local dos professores e a transferência para os diretores da competência para escolherem os professores que melhor sirvam o projeto educativo e as necessidades dos alunos e das famílias.




"A própria lei de bases tem um artigo em que se defende a fixação dos professores às escolas. Mas esse mecanismo nem sempre é respeitado em função do mérito, mas sim dos vínculos ou da antiguidade". "As escolas públicas, para se valorizarem, têm de poder escolher os seus professores e o Ministério tem de ter a capacidade de selecionar os melhores". "Se temos um sistema de recrutamento que não garante que tenhamos os melhores professores, então o CNE deve pronunciar-se. Mas para o fazer é necessário um estudo sobre a evolução das formas de recrutamento, da relação entre a carreira e a formação inicial, de qual o papel da formação contínua” Fonte: Educare a partir de uma entrevista de David Justino ao Público


Para que tudo isto tenha seriedade e reforce uma cultura de mérito será necessário, em simultâneo, que os diretores sejam avaliados em função da evolução dos resultados dos alunos em provas nacionais.



Perdi o conto aos textos que eu publiquei aqui a argumentar contra a vaca sagrada. Sem surpresa, foram os textos que mais comentários de ódio suscitaram.
A melhoria da eficácia e da eficiência do sistema estatal de escolas passa por reformas simultâneas em quatro eixos:
#1. Reforço da livre escolha das escolas pelos pais com a consequente introdução de mais competição e concorrência entre escolas.
#2. Criação de uma via de ensino vocacional a partir dos 13 anos e que se estenda pelo ensino secundário e pós-secundário com uma forte dimensão de formação em contexto de trabalho.
#3. Substituição do atual sistema centralizado de recrutamento de docentes por um modelo descentralizado que dê competência aos diretores para selecionarem os professores sem estarem amarrados aos critérios da classificação do curso e da antiguidade.
#4. Substituição do atual sistema faz-de-conta de avaliação de desempenho dos diretores por um modelo centrado na evolução dos resultados dos alunos em provas nacionais."


ProfBlog: A vaca sagrada do recrutamento centralizado dos professores vai ruir?

Sem comentários:

Enviar um comentário