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sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

divulgando [o saber não ocupa lugar, nomeadamente em casos de emergência]... 112 como usar a linha que salva vidas... na visão...!

"O INEM atendeu um total de 1 150 107 chamadas de emergência em 2012, o que corresponde a uma média de 3 142 chamadas por dia. Gerir tantos pedidos de socorro não é tarefa fácil para os operadores. Em face a desta realidade, o INEM junta-se ao grupo editorial LeYa, numa parceria que visa promover a correta utilização do número 112: todos os livros comprados durante o mês de dezembro terão um pequeno marcador com algumas dicas sobre as informações fundamentais a transmitir, durante uma chamada de emergência médica.

Face a uma situação de emergência, todos sabemos correr para o telefone e ligar o 112. Mas quando cada segundo conta, saber o que transmitir à voz que atende do outro lado é fundamental
 
Número Europeu de Emergência - 112

- Pode ligar para o número 112, caso esteja envolvido ou testemunhe qualquer tipo de emergência: acidentes, doenças súbitas, agressões, intoxicações, assaltos, incêndios, etc.
- A chamada é sempre atendida por um operador da Central de Emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP). É gratuita e pode ser feita a partir de telefones da rede fixa e móvel, em todos os países membros da União Europeia.
- Deve disponibilizar, de imediato, o seu endereço e número de telefone ao operador.
- Durante a chamada, o agente da PSP faz a triagem da situação, dá conselhos sobre como proceder em seguida e aciona os meios de emergência adequados.
- As chamadas de emergência médica são reencaminhadas para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.

Indique, de forma simples e clara, todas as informações solicitadas:

- O tipo de situação: doença, acidente, parto, etc.
- O número de telefone a partir do qual está a ligar.
- A localização exata do incidente e, sempre que possível, dê pontos de referência.
- A gravidade aparente da situação.
- O número de pessoas que precisam de ser socorridas, bem como o sexo e a idade.
- As principais queixas da(s) pessoa(s) a socorrer e as alterações que observa.
- A existência de qualquer situação que exija outros meios no local por exemplo, perigo de incêndio.
- Deve desligar o telefone apenas quando o operador indicar.

Intoxicações

- Nos casos de emergência médica resultante de intoxicação ou envenenamento, pode ligar para o número do Centro de Informação Antivenenos (CIAV) 808 250 143 (custo de chamada local). Se a chamada não for atendida rapidamente, ligue para o 112 ou dirija-se ao hospital mais próximo.
 
A chamada para o CIAV é atendida por um médico que coloca questões:

  QUEM?
Indique a idade e o sexo da vítima (se esta estiver grávida, deve informar o médico).
O QUÊ?
Refira o nome do medicamento ou do produto ingerido, planta, animal que mordeu/picou.
QUANTO?
Informe a quantidade ingerida ou o tempo de exposição ao produto tóxico.
QUANDO?
Indique há quanto tempo é que a vítima foi intoxicada ou envenenada.
ONDE?
Refira o local onde ocorreu a intoxicação ou envenenamento.
COMO?
Informe se a vítima ingeriu o produto em jejum, juntamente com outros alimentos, etc.

Antes de ligar para o número do CIAV ou para o 112, tenha em atenção alguns gestos a executar imediatamente após a ingestão ou exposição ao produto tóxico, que previnem o agravamento da situação:
 
- Em caso de contacto com os olhos, lave-os abundantemente com água corrente durante 15 minutos, mantendo as pálpebras afastadas, e não aplique qualquer tipo de produtos.
- Nos casos de contaminação da pele, deve retirar as roupas que poderão ter sido contagiadas pelo produto tóxico e lavar a zona com água corrente durante 15 minutos.
- Se a vítima tiver sido mordida ou picada por um animal, comece por imobilizar a zona afetada. Aplique frio nas picadas de abelha, vespa e lacrau, bem como nas mordidelas de víbora (deve aplicar calor apenas nas picadas de peixe-aranha).
- Caso a vítima tenha inalado algum produto tóxico, deve retirá-la do espaço contaminado.
- Nas situações de ingestão de alimentos envenenados, não provoque o vómito e dê a beber alguns goles de água ou leite.

Linha Saúde 24 - Chamadas não emergentes

Quando não é considerado necessário o envio de meios de emergência, as chamadas são reencaminhadas para a Linha Saúde 24: 808 24 24 24 (custo de chamada local).

- Na Saúde 24, o atendimento é feito por enfermeiros, que dão aconselhamento profissional para lidar com a situação de saúde em particular.
- No início da chamada, é solicitado o número do cartão de utente."

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