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sexta-feira, 14 de março de 2014

'por uma utilização criteriosa de recursos digitais em contexto educativo'... no observatório dos recurso educativos...!

"Um balanço de investigações recentes

A utilização de recursos digitais nas escolas tem contribuído para o desenvolvimento de novos processos de ensino-aprendizagem, com características eventualmente mais motivadoras e eficazes. Contudo, neste processo de integração de novas ferramentas, o carácter de novidade pode levar a descurar uma avaliação profunda e sustentada sobre as vantagens e desvantagens do uso do digital em contexto educativo, o que, a médio e longo prazo, pode ter consequências imprevisíveis.

Por isso, o ORE - Observatório dos Recursos Educativos analisou um importante conjunto de trabalhos de investigação internacionais dedicados a esta temática, procurando aferir as vantagens e desvantagens que decorrem do uso, na sala de aula, de computadores pessoais e de outros instrumentos educativos homólogos, como tablets ou telemóveis com acesso à Internet. A necessidade de esclarecer os prós e contras do uso deste tipo de tecnologias em contextos educativos formais, num momento em que a sua democratização é crescente, justifica a atenção de professores, educadores, pais e decisores em relação aos alertas que estão retratados no estudo "Por uma utilização crítica dos recursos digitais em contextos educativos - um balanço de investigações recentes", da responsabilidade do ORE.

Com este estudo, cujas recomendações apontam para uma utilização criteriosa e harmoniosa do suporte digital em ambiente educativo, o ORE abre o debate em Portugal sobre esta matéria, convocando os agentes educativos para projetos de pesquisa que, com rigor científico, aprofundem o que se passa, em termos de fundamentos e efeitos, no que respeita ao uso das tecnologias virtuais na sua correlação com os outros recursos educativos
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