|
|
Hoje por Miguel Cadete
Diretor-Adjunto
|
|
|
|
14 de Maio de 2015 |
|
Inaceitável: o rapaz da Figueira da Foz, Sofia Fava, a TAP e Cristiano Ronaldo
Afinal, não há bons rapazes, ao contrário do que dizia o Padre Américo, na senda de Jean Jacques Rousseau. Nem boas raparigas. Mas para chegar aí não precisávamos de telemóveis inteligentes nem da internet. Com o Periscope tudo isto será ainda mais crítico. O caso terá sucedido no Verão passado, mas basta ir até ao muro de uma escola primária ou secundária, pública ou privada, para assistir à malvadez que lá vai pelo recreio. A polícia atuou e já identificou oito agressores, quatro deles maiores de 16 anos que foram indiciados por sequestro e ofensa à integridade física. Já os menores que surgem no vídeo, com 13 minutos de duração, foram alvo de um inquérito tutelar educativo, aberto pelo Ministério Público, disse a Procuradoria Geral da República.
Em sede de YouTube, as visualizações do vídeo já andavam pelos dois milhões quando este foi retirado, já depois de o rapaz, de 16 anos, ter apresentado queixa. Os jornais também se revelam indignados, e não há nenhum diário hoje publicado que não chame o caso à primeira página.
O gabinete de Joana Marques Vidal não quis fazer qualquer comentário nem revelar se a PGR vai apresentar queixa por difamação. Segundo o Código Penal, um eventual processo criminal dependerá da vontade da vítima. Aqui estará em causa um crime de difamação agravado, punível com nove meses de prisão, apurou o Expresso, mas o “Correio da Manhã” já diz que a “ex de Sócrates arrisca prisão”.
Mais violência emocional. O Real Madrid de Cristiano Ronaldo foi ontem eliminado, no Santiago Bernabéu, pela Juventus de Pogba, Pirlo e Tevez. Depois do vendaval da primeira parte, a equipa de Ancelotti descansou sobre um golo marcado de penálti pelo português. Mas quando Benzema, Bale e Cristiano deram por ela, os italianos já tinham virado a eliminatória e montado a sua defesa. Não houve arte, nem engenho, nem tempo, para fazer o golo que obrigaria a prolongamento. É a Juventus que vai a Berlim jogar com o Barcelona a final da Liga dos Campeões. É o regresso da velha senhora? Depois do tiki-taka de Guardiola vamos assistir ao regresso do catennacio?
OUTRAS NOTÍCIAS
Na Coreia do Norte, o ministro da Defesa foi fuzilado por ter cabeceado durante uma cerimónia oficial. Hyon Yong-chol foi executado ontem, publicamente e depois de ordem do Chefe de Estado Kim Jong-un, com tiros de metralhadora anti-aérea. Centenas de pessoas assistiram ao espetáculo. O ministro da Defesa foi condenado por crime de lesa majestade, depois de ter sido apanhado a dormir numa cerimónia militar.
FRASES
"Há uma diferença entre condenar o ataque ao Charlie Hebdo e ser a favor das vítimas". Noam Chomski ao Expresso (ver entrevista na Revista de sábado)
“Se o clube está contente, posso continuar. Se não está, então vão ter que tomar uma decisão”. Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, depois de ser eliminado pela Juventus
“Não vamos a Berlim fazer turismo”. Gianluca Buffon, guarda-redes da Juventus, depois de ter eliminado o Real Madrid
"Estou muito feliz porque consegui o meu objetivo, que era o de melhorar o tempo do ano passado, e reduzi esse tempo de resposta de 42,5 para os 33,6 segundos”. João Bento, 13 anos, depois de ter vencido o campeonato do mundo de cálculo mental
O QUE EU (NÃO) ANDO A LER
Não guardo segredo, mas também não faço alarido por colecionar livros de história de arte portuguesa, sobretudo os que se referem aos séculos XIV e XV. Por isso, ao longos dos últimos anos juntei, com critério largo senão mesmo vago, quase todos os volumes relevantes sobre os chamados Painéis de São Vicente. Essa é a obra que mais controvérsia gerou em toda a história da arte em Portugal dando azo a, contam, mais de 1500 escritos sobre o assunto. A esse respeito, há um livrinho muito interessante precisamente intitulado “Uma Questão Inútil?”, em que se alinha a polémica por ordem cronológica. O tema ainda não está resolvido e muito provavelmente nunca virá a estar; mas já não se vive a paixão de outros tempos, capazes de conduzir ao suicídio um dos seus investigadores, como foi o caso trágico de Henrique Loureiro, ou originar cenas de pancadaria no Chiado como sucedeu entre José Bragança e Almada Negreiros. Ora, o livro que não ando a ler é da pena de José de Almada Negreiros. Chama-se “A Chave Diz: faltam duas tábuas e meia de pintura no todo da obra de Nuno Gonçalves” e é coisa rara. Apareceu agora um exemplar num bom alfarrabista do Porto que é a In Libris. Mas, valha-me Deus!, o tomo custa 1800 euros, o que para mim é um balúrdio. Bem sei que a acompanhar a brochura de 15 páginas publicada em 1950 ainda vem, a título de bónus, uma carta do próprio Almada Negreiros ao historiador Armando Cortesão mais a resposta deste ao iconoclasta pintor. Mas que fazer? Assalto a pequena livraria? Anuncio uma operação de crowdfunding? Ou deixo o meu NIB no próximo Expresso Curto?
O melhor é pedir emprestado ao Martim Silva que amanhã, pela fresca, estará aqui a tirar mais um Expresso Curto. E se ele, que é rico homem, sabe ser o curador de todas as notícias que importam. Essas e algumas outras mais estarão também na plataforma online do Expresso, em atualização permanente, em expresso.sapo.pt. Mais logo, lá pelas 18h, tudo será devidamente aprofundado e comentado no Expresso Diário. É fartar, que hoje e amanhã são os dois últimos dias de acesso livre.
Tenha um rico dia.
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário