Resultados da Sondagem da Semana | Concorda com o ranking das escolas?by Alexandre Henriques |
Resultados e opinião de Paulo Guinote
Total de votos: 1925
Rankings, sim, mas…
O
conhecimento público dos dados sobre o desempenho dos alunos nas provas
finais e exames do Ensino Básico e Secundário é algo positivo para toda
a sociedade e para o sistema de ensino. A sua transformação em rankings
de consumo rápido nos primeiros anos da divulgação da informação
transformou-os numa arma de disputa política e ideológica em vez de os
tornar num útil instrumento para a análise da realidade que levassea uma
melhoria global do sistema de ensino.
Ao
longo do tempo, a informação disponibilizada sobre as escolas públicas
foi-se alargando e permitindo matizar os resultados absolutos com
indicadores do contexto socio-económico e cultural dos alunos e
respectivas famílias. Infelizmente, toda esta informação sobre as
escolas públicas não tem tido contrapartida no sector privado, sobre o
qual continuamos a desconhecer muitos dados essenciais para que a
comparação dos diferentes tipos de escolas possa ser feita com pleno
conhecimento das diversas realidades em presença.
Os
rankings só atingirão a perfeita maioridade quando, para além de
alcançarmos uma completa transparência dos dados disponíveis, os
instrumentos de avaliação externa deixarem de mudar anualmente de
natureza, de grau de dificuldade ou mesmo de critérios de classificação.
É complicado estabelecerem-se análises significativas das tendências de
médio prazo, à macro ou micro-escala, quando se comparam provas de
aferição com provas finais ou quando se comparam resultados em
disciplinas, como em Português ou Matemática, que mudam de programa duas
ou três vezes num punhado de anos.
Enquanto
estes problemas não forem resolvidos os rankings continuarão em busca
da sua idade adulta e não contribuirão, como poderiam, para um melhor
conhecimento e melhoria da qualidade do nosso sistema educativo.
* Artigo também publicado no Diário Económico
comentário:
eu estou exactamente como o título do mesmo...mas...
posso dizer que desde muito cedo ,na minha escola, fazia as estatísticas dos resultados dos alunos na área das artes visuais, a todas as disciplinas com exames e o grupo disciplinar convivia bem com a situação, apesar de não ser possível, na altura, comparações que não passassem exclusivamente pela média nacional, por falta de acesso a dados trabalháveis...
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