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segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

a começar o dia... com os ranquingues [resultados da sondagem]...!

Resultados da Sondagem da Semana | Concorda com o ranking das escolas?

by Alexandre Henriques

Resultados e opinião de Paulo Guinote
Ranking
Total de votos: 1925


Rankings, sim, mas…


Paulo GuinoteO conhecimento público dos dados sobre o desempenho dos alunos nas provas finais e exames do Ensino Básico e Secundário é algo positivo para toda a sociedade e para o sistema de ensino. A sua transformação em rankings de consumo rápido nos primeiros anos da divulgação da informação transformou-os numa arma de disputa política e ideológica em vez de os tornar num útil instrumento para a análise da realidade que levassea uma melhoria global do sistema de ensino.
Ao longo do tempo, a informação disponibilizada sobre as escolas públicas foi-se alargando e permitindo matizar os resultados absolutos com indicadores do contexto socio-económico e cultural dos alunos e respectivas famílias. Infelizmente, toda esta informação sobre as escolas públicas não tem tido contrapartida no sector privado, sobre o qual continuamos a desconhecer muitos dados essenciais para que a comparação dos diferentes tipos de escolas possa ser feita com pleno conhecimento das diversas realidades em presença.
Os rankings só atingirão a perfeita maioridade quando, para além de alcançarmos uma completa transparência dos dados disponíveis, os instrumentos de avaliação externa deixarem de mudar anualmente de natureza, de grau de dificuldade ou mesmo de critérios de classificação. É complicado estabelecerem-se análises significativas das tendências de médio prazo, à macro ou micro-escala, quando se comparam provas de aferição com provas finais ou quando se comparam resultados em disciplinas, como em Português ou Matemática, que mudam de programa duas ou três vezes num punhado de anos.
Enquanto estes problemas não forem resolvidos os rankings continuarão em busca da sua idade adulta e não contribuirão, como poderiam, para um melhor conhecimento e melhoria da qualidade do nosso sistema educativo.
* Artigo também publicado no Diário Económico

comentário:
eu estou exactamente como o título do mesmo...mas...
posso dizer que desde muito cedo ,na minha escola, fazia as estatísticas dos resultados dos alunos na área das artes visuais, a todas as disciplinas com exames e o grupo disciplinar convivia bem com a situação, apesar de não ser possível, na altura, comparações que não passassem exclusivamente pela média nacional, por falta de acesso a dados trabalháveis...

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