Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

olha que novidade... sondagem: para mais de metade dos europeus a austeridade falhou... no jornal de negócios...!

"Mais de metade dos europeus e mais de dois terços dos portugueses pensam que as políticas de austeridade seguidas desde o início da crise falharam, segundo uma sondagem Gallup para a plataforma "Debating Europe".
Para 51% dos cidadãos da União Europeia inquiridos, as políticas de austeridade seguidas para equilibrar as finanças públicas não funcionam. Apenas 5% pensam o contrário e 34% que as políticas precisam de mais tempo para fazer efeito.


As taxas mais elevadas registam-se nos países sob assistência financeira e os planos de saneamento das contas públicas a ela associados: 80% na Grécia, 68% em Portugal e 64% no Chipre, embora na Irlanda sejam apenas 34% os que consideram que a austeridade fracassou.


Para 60% dos inquiridos, há soluções melhores que a austeridade. Em Portugal, 81% pensam dessa forma, na Grécia 94% e na Espanha 80%. Apenas 16% dos inquiridos consideraram não haver soluções melhores.


Só 22% dos europeus afirmam que as políticas de austeridade beneficiam toda a Europa, contra 67% que consideram que elas só beneficiam alguns Estados membros: a Alemanha, segundo 77%, França (48%) e o Reino Unido (39%).


No quarto lugar surge a Grécia, com 23%, seguida da Itália e de Espanha, ambas com 20%. Portugal está no 13.º lugar da lista, com apenas 11% dos inquiridos a apontá-lo como país favorecido pelas políticas de austeridade.


A sondagem foi realizada entre 13 e 23 de Setembro junto de 6.177 pessoas do conjunto da União Europeia."


Sem comentários:

Enviar um comentário