segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

educação e formação... divulgando...!

APEVT
Projeto de Autonomia e Flaxibilização Curricular
2017/2018
 

A APEVT teve durante o ano de 2017 uma participação ímpar na defesa dos interesses das disciplinas que representa no currículo português, na defesa de processos educativos dos alunos para os 12 anos de escolaridades e na defesa dos interesses dos seus associados no que diz respeito à defesas da manutenção de horas na matriz curricular para o práximo ano letivo. Se foi uma boa notícia a manutenção dessas horas e da mensão das duas disciplinas de EV e ET do 2º cíclo, o mesmo não podemos dizer quanto ao desaparecimento da disciplina de ET no 3º ciclo como opção nas escolas portuguesas. Esta realidade que se iniciou este ano letivo nas escolas que fazem parte do programa piloto de aplicação do Projeto de Autonomia e Flaxibilidade Curricular, será uma realidade para todos no próximo ano letivo. Mas se bem que a mensão à disciplina de ET tenha desaparecido da matriz, também as outras disciplinas opcionais levaram o mesmo rumo, deixando que seja a escola e os seus professores a escolher, por projeto, quais as valências disciplinares que terão lugar no PA das escolar e de que forma as mesmas podem influenciar os novos currículos, deixando aos professores o papel de intervenção, alteração e melhoramento do curriculo dos alunos na sua escola.
A APEVT está atenta e quer participar na construção dessa realidade com a ajuda dos seus associados e dos professores das nossas escolas numa perspetiva de sucesso para os nossos alunos.
Apelamos a todos os que estão neste processo que procurem a página da APEVT ,  à página facebook APEVT ou ainda à pagina do grupo PAFC para estar atualizado quanto às notícias sobre este assunto.


 


Centro de Formação APEVT

Formações a decorrer

janeiro e fevereiro de 2018



Estão abertas inscrições para as ações de formação com inicio no mês de janeiro e fevereiro:

Expressões D’Arte: o Português e a Expressão Plástica PORTO
INFORMAÇÃO AQUI


O Diário Gráfico em contexto educativo ALMADA (Laranjeiro);
INFORMAÇÃO AQUI

O Desenho da Criança – a educação visual e a expressão plástica na infância PORTO
INFORMAÇÃO AQUI


A APEVT coloca ao dispor das escolas e dos professores interessados que se encontram em escolas com projeto piloto PAFC, ações de formação de curta duração para apoio ao desenvolvimento de projetos nas suas escolas e de apoio à atividade letiva de professores e alunos em contexto educativo.
Podem contactar a APEVT através do telem. 912355500 ou email. info@apevt.pt, para as vossas propostas ou pedidos de WORKSHOPS, sendo que o presuposto para a realização destas ações será garantindo o espaço para a ação e um numero mínimo de participantes, (13).

Ação de Curta Duração
Para efeitos de progressão, a frequência de ações de curta duração - acd, tem como limite máximo um quinto do total de horas de formação obrigatória no ciclo avaliativo (até 5 horas no 5.º escalão e até 10 horas nos restantes). Assim, num escalão de 4 anos, 40 horas, no mínimo, têm de corresponder a formação acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), podendo as 10 horas restantes corresponder a ações de curta duração, devidamente reconhecidas nos termos do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio.

Ciclo de seminários
Provas de Aferição 1º e  2º ciclos EB


 

Decorreu o Seminário sobre Avaliação Externa – Provas de Aferição no Porto, que proporcionou um bom momento de reflexão e debate entre os professores presentes, tal como tinha acontecido no seminário realizado no Funchal. Por solicitação de vários professores de diferentes regiões a APEVT pretende ainda realizar no mês de janeiro/fevereiro dois novos seminários, respetivamente em lisboa e em Coimbra/Condeixa.
Contamos, em breve, partilhar todas as informações decorrentes deste ciclo de seminários. Contudo, informamos que já tornamos publico um primeiro parecer sobre a prova de aferição de 2017 de Expressões Artística/ Expressão e Educação Plástica.

VER ARTIGO AQUI.
 
APRESENTAÇÃO SOBRE PROVAS DE AFERIÇÃO

VER AQUI APRESENTAÇÃO

ESTATUTOS E ENCONTRO NACIONAL DA APEVT

 


Alteração de Estatutos da Associação
e Processo Eleitoral dos Orgãos Sociais


 
Junto divulgamos os vários momentos que estabelecemos até ao Encontro Nacional, com funções eletivas, a realizar a 14 de abril 2018.  Até lá, procederemos à elaboração de uma proposta de alteração de Estatutos da APEVT a apresentar à Assembleia Geral que se realizará a 17 de fevereiro de 2018. Neste processo estimamos a participação de todos tendo em vista adaptar a nossa associação aos desafios que se colocam e à sua maior agilidade, coesão e  abrangência de  representação das artes e tecnologias na educação contemporânea.

http://apevt.pt/2017/12/28/encontro-nacional-2018/
 

 
Educação Artística e Tecnológica, uma nova possibilidade de aprender

Porto, 14 abril 2018 - Escola Secundária Garcia de Orta

A APEVT realiza mais um Encontro Nacional que se projeta na especificidade das questões de caráter científico, pedagógico, cultural e profissional dos professores das áreas de ensino da expressão plástica, da educação visual, da educação tecnológica, da arte, design e tecnologias e na sua inserção interveniente no sistema educativa português. Se na atualidade o sentido da educação é preparar os jovens para lidar com os problemas inerentes às sociedades multiculturais e tecnológicas como as nossas, num mundo globalizado e interligado, deve dotá-los de um domínio acrescido de competências emocionais, sociais, intelectuais e de maior capacidade de adaptação e flexibilidade para solucionarem problemas mobilizando conhecimentos. É neste quadro que nos propomos tratar o tema, “Educação Artística e Tecnológica, uma nova possibilidade de aprender”, pondo em evidencia o papel da educação artística para a construção de um futuro sustentável com criatividade, inovação, pensamento crítico e de um entendimento sobre a capacidade que a educação tecnológica oferece para lidar com os desafios do futuro. Por outro lado, a tutela optou por uma mudança não disruptiva que pretende promover o sucesso dando autonomia às escolas, para contextualizar e flexibilizar o currículo. Esta realidade permite explorar formas diferentes de organizar os currículos, no sentido da inversão do impacto negativo do currículo prescritivo, normativo e demasiado extenso, valorizando as escolas e os professores como garante de melhores aprendizagens, o que dá uma nova possibilidade de aprender para os alunos. O tema geral integrador proporciona abordagens cientificas, pedagógicas e didáticas em diversos subtemas, com que alguns professores já contactaram este ano e que todos se verão confrontados no próximo ano, ou seja:
  • O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade - Visão, princípios, valores e competências para a escola portuguesa do século XXI.
  • O Projeto de Autonomia e Flexibilização Curricular - Aprendizagens Essenciais como referente da organização e operacionalização do ensino na área artística e tecnológica.
  • Promoção de competências na área artística e tecnológica para os objetivos e pressupostos previstos na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.
  • Avaliação Educativa - Provas de Aferição na Educação Visual e Educação Tecnológica.
  • Área artística e tecnológica: aplicações práticas de tecnologias digitais em contexto e problemáticas de implementação.
Pode consultar PROGRAMA do Encontro no site ou na página da APEVT
Inscrições no ENCONTRO em:
Web. apevt.pt  e info@apevt.pt  
O encontro é gratuito para os associados de 10€ para não associados e de 5 € para os professores do agrupamento onde se realiza.

O Encontro tem um formato composto por Sessões Plenárias e Sessões Paralelas; Exposição de trabalhos. Os interessados em apresentar comunicações/trabalhos nas sessões paralelas, deverão enviar um pequeno resumo e trabalho completo, (com titulo, filiação), para info@apevt.pt, até 1 de março. O resultado da seleção de propostas será anunciado, por email, até ao dia 17 de março de 2018.
 


Mais informações
AQUI


INSCRIÇÕES
info@APEVT.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário