Comunicado de Imprensa
25/03/2013
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Portugal recebe Congresso Internacional sobre Educação Diferenciada
EDUCAÇÃO DIFERENCIADA PODE SER SOLUÇÃO CONTRA ABANDONO ESCOLAR
O
fracasso e o abandono escolar são uma realidade presente nas cidades
portuguesas. Em 2011 saíram da escola sem o secundário completo,
incluindo os que nunca o frequentaram 27,1% dos jovens portugueses.
Aqui, a educação diferenciada pode surgir como uma opção de sucesso. Nos
últimos anos, países por todo o mundo têm demonstrado um maior
interesse por este modelo de organização escolar, que beneficia das
caraterísticas individuais de cada aluno e onde as diferenças são
respeitadas, com vantagens ao nível do desenvolvimento pessoal e
académico.
Nos Estados Unidos experiências como as Urban Prep Charter
atingiram níveis de sucesso muito próximos dos 100% quando
transformaram escolas mistas, com elevados níveis de insucesso escolar,
em escolas de educação diferenciada.
A
educação diferenciada é um modelo escolar assente no princípio de que a
educação deve ser personalizada em função dos diferentes ritmos de
desenvolvimento a aprendizagem de rapazes e raparigas. Este modelo cria
um ambiente com menor pressão social e reduz a influência de
estereótipos sociais. Neste contexto educativo com estratégias que se
adequam às caraterísticas de rapazes e raparigas, conseguem-se maiores
níveis de motivação, desenvolvem-se novas competências e melhores
resultados académicos.
Nos dias 19 e 20 de abril vai decorrer em Lisboa o IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada, promovido pela EASSE – European Association of Single-Sex Education,
cuja presidente em Portugal é Margarida Garcia dos Santos,
administradora dos Colégios Fomento. A educação diferenciada como opção
de vanguarda é o tema em debate para o IV congresso. O Congresso, que
decorrerá no Campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa,
pretende debater o sistema de educação diferenciada e as razões para
esta diferenciação, com enfoque no desenvolvimento da personalidade de
raparigas e de rapazes, na melhoria do processo de socialização e no
aumento do rendimento académico.
COLÉGIOS FOMENTO
Fundados em 1978 por um conjunto de pais e educadores, os Colégios Fomento
traduzem um projecto inovador, assente num modelo de educação
personalizada e diferenciada. Intervindo directamente na orientação
pessoal e profissional do aluno e contribuindo para o enriquecimento e
diversificação da área educativa nacional, os Colégios Fomento promovem uma educação one to one
de todos os seus educandos, de modo a que cada um alcance o máximo
desenvolvimento possível em função das suas capacidades e aptidões. São
quatro os Colégios Fomento: Colégio Mira Rio e Colégio Planalto (ambos em Lisboa), Colégio Horizonte (no Porto) e Colégio Cedros (em Gaia).
Informações:
Colégios Fomento – 21 754 15 00
Para mais informação:
Grupo Inforpress – 21 324 02 27 / 96 346 12 91
Liliana Batista – lbatista@inforpress.com
Joana Sousa – jsousa@inforpress.com
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