terça-feira, 26 de março de 2013

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Comunicado de Imprensa
                                                                                                                                                                               25/03/2013

Portugal recebe Congresso Internacional sobre Educação Diferenciada

EDUCAÇÃO DIFERENCIADA PODE SER SOLUÇÃO CONTRA ABANDONO ESCOLAR
O fracasso e o abandono escolar são uma realidade presente nas cidades portuguesas. Em 2011 saíram da escola sem o secundário completo, incluindo os que nunca o frequentaram 27,1% dos jovens portugueses. Aqui, a educação diferenciada pode surgir como uma opção de sucesso. Nos últimos anos, países por todo o mundo têm demonstrado um maior interesse por este modelo de organização escolar, que beneficia das caraterísticas individuais de cada aluno e onde as diferenças são respeitadas, com vantagens ao nível do desenvolvimento pessoal e académico.

Nos Estados Unidos experiências como as Urban Prep Charter atingiram níveis de sucesso muito próximos dos 100% quando transformaram escolas mistas, com elevados níveis de insucesso escolar, em escolas de educação diferenciada.
A educação diferenciada é um modelo escolar assente no princípio de que a educação deve ser personalizada em função dos diferentes ritmos de desenvolvimento a aprendizagem de rapazes e raparigas. Este modelo cria um ambiente com menor pressão social e reduz a influência de estereótipos sociais. Neste contexto educativo com estratégias que se adequam às caraterísticas de rapazes e raparigas, conseguem-se maiores níveis de motivação, desenvolvem-se novas competências e melhores resultados académicos.

Nos dias 19 e 20 de abril vai decorrer em Lisboa o IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada, promovido pela EASSE – European Association of Single-Sex Education, cuja presidente em Portugal é Margarida Garcia dos Santos, administradora dos Colégios Fomento. A educação diferenciada como opção de vanguarda é o tema em debate para o IV congresso. O Congresso, que decorrerá no Campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa, pretende debater o sistema de educação diferenciada e as razões para esta diferenciação, com enfoque no desenvolvimento da personalidade de raparigas e de rapazes, na melhoria do processo de socialização e no aumento do rendimento académico.

COLÉGIOS FOMENTO
Fundados em 1978 por um conjunto de pais e educadores, os Colégios Fomento traduzem um projecto inovador, assente num modelo de educação personalizada e diferenciada. Intervindo directamente na orientação pessoal e profissional do aluno e contribuindo para o enriquecimento e diversificação da área educativa nacional, os Colégios Fomento promovem uma educação one to one de todos os seus educandos, de modo a que cada um alcance o máximo desenvolvimento possível em função das suas capacidades e aptidões. São quatro os Colégios Fomento: Colégio Mira Rio e Colégio Planalto (ambos em Lisboa), Colégio Horizonte (no Porto) e Colégio Cedros (em Gaia).

Informações:
Colégios Fomento – 21 754 15 00
Para mais informação:
Grupo Inforpress – 21 324 02 27 / 96 346 12 91
Liliana Batista – lbatista@inforpress.com
Joana Sousa – jsousa@inforpress.com

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