sexta-feira, 5 de outubro de 2018

boletim com informações variadas, orçamento e pensões...

Nesta edição, damos a conhecer  os últimos artigos publicados no jornal Público, a análise da execução orçamental e destacamos o evento "Que Pensões Podemos esperar?".

“O ensino público e o nosso futuro coletivo”

Por João Pedro Castro Mendes (associado IPP), na edição 17 de setembro, onde marca uma posição forte sobre o ensino público (não necessariamente gerida pelo Estado), o papel dos pais e do Estado.





“Que pensões podemos esperar?”

Por Joana Andrade Vicente (investigadora IPP), na edição 24 de setembro, onde discute sobre  a sustentabilidade financeira dos sistemas públicos de pensões, remetendo para o evento do dia 28 de setembro sobre a mesma temática.

“Extrema-direita na Áustria: devemos ficar preocupados?

Por Sofia Serra da Silva (associada IPP), na edição de 1 de outubro, onde relata as suas preocupações sobre a ascensão da extrema-direita na Áustria.

Uma iniciativa do Institute of Public Policy, a análise mensal da execução orçamental continuará a estar disponível no nosso site. Visite-nos!


Com os últimos dados disponíveis, as previsões do Institute of Public Policy apontam para  um comportamento excecional no que ao mês de agosto diz respeito. Tal permitiu atingir um défice na ordem dos 576 milhões de euros, o que representa uma considerável melhoria face ao período homólogo, nomeadamente de 1.424 milhões.

Tanto a receita como a despesa têm aumentado, mas a primeira em maior proporção, dado o aumento dos níveis de crescimento económico e do emprego. É, no entanto, importante não esquecer que o fim do ano acarreta um período difícil para o controlo da despesa. Caso o Governo já tenha considerado adequadamente estes fatores, será possível alcançar confortavelmente um défice de 0%.

O montante de dívida atual apresentado pelos Hospitais EPE,  estabilizou, desde junho, nos 773 milhões. Este montante é inferior ao do ano passado, mas à custa de injeções de capital, o que não representa uma solução de longo prazo, nem resolve problemas de gestão.

Quanto ao investimento, o Instituto de Políticas Públicas estima um desvio positivo de cerca de 926 milhões de euros, ou seja, são 926 milhões que, face ao que estava previsto no Orçamento, não são investidos.

Economicamente o Governo está perfeitamente confortável para apresentar uma meta de 0% em 2019. Resta saber se politicamente não será um tiro no pé, ao revelar que se preocupa mais com Bruxelas do que com o investimento nos serviços públicos e nos seus funcionários.

*Visite-nos aqui, para ler a análise na íntegra

Este mês destacamos a conferência realizada no dia 28 de setembro, "Que Pensões podemos esperar?"


No dia 28 de setembro, o Institute of Public Policy (IPP) com o apoio da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), organizou a conferência "Que Pensões Podemos esperar?'".

A conferência realizada no ISEG, juntou inúmeros profissionais com interesse na temática das pensões, dispostos a debater e a partilhar conhecimento.

Disponibilizamos no nosso site, as apresentações dos oradores.
Já nos segue nas redes sociais? Carregue aqui para nos conhecer melhor!
Fale connosco

Sem comentários:

Enviar um comentário