sábado, 17 de outubro de 2015

a actualidade do dia-a-dia, nas escolhas do editor...

Martim Silva
POR Martim Silva
Editor-Executivo
 
As Escolhas do Editor
Política, política e mais política. Assim foi a última semana, com as negociações entre os diferentes partidos na tentativa de se encontrar uma solução de Governo. Escrevemos, e muito, sobre o assunto ao longo dos últimos dias. Hoje, damos-lhe, ainda e uma vez mais, política, mas em doses moderadas. Sobre as últimas duas semanas, e sobretudo sobre o que podemos esperar do próximo ciclo político, republicamos aqui a análise de Ricardo Costa. Há ainda Varoufakis e a terrível situação em que se vê Luaty Beirão, ativista luso-angolano detido em Angola e que se encontra em greve de fome. Falamos ainda do novo ano islâmico, de cinema e de música. E de râguebi (sim, a outra paixão do Ricardo Costa quando não está a falar de política).

Qual das instabilidades prefere?
Ricardo Costa, diretor do Expresso, afirma: no meio de tanta incerteza, uma coisa parece certa: vamos ter um ciclo político curto. As duas opções de governo parecem instáveis. A coligação PSD-CDS porque não tem maioria parlamentar; um governo minoritário do PS porque dependerá sempre da boa vontade simultânea de PCP e Bloco. Apesar dos resultados eleitorais, a escolha será sempre do Parlamento.

Varoufakis está cá. E falou ao Expresso
Aproveitando a vinda a Portugal este fim de semana, para dar uma aula inaugural dos doutoramentos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Yanis Varoufakis deu uma entrevista ao Expresso em que apoia a legitimidade de um governo liderado pelo PS em Portugal e em que recorda Maria Luís Albuquerque, a sua antiga colega de Eurogrupo, como uma pessoa interessada “simplesmente em defender o seu percurso”. Manifesta-se ainda desiludido com a oposição que é feita pela esquerda europeia às atuais políticas.

Luaty Beirão, um grão na engrenagem do regime angolano
Face à “indisponibilidade momentânea de José Eduardo dos Santos, foi o vice-presidente, Manuel Vicente, quem esta quinta-feira fez o discurso oficial de abertura da Assembleia Nacional. De Vicente ao MNE angolano, surgem em Luanda a primeiras reações oficiai À críticas ao regime a propósito da situação de 15 ativistas detidos em Junho, um dos quais, Luaty Beirão, está há mais de vinte dias em greve de fome.

Muharram 1437
Que é como quem diz, feliz ano novo islâmico. Milhões de muçulmanos assinalaram, esta quinta-feira, a chegada de um novo ano. A Margarida Mota olha para a data e explica-nos a sua importância

Râguebi: vamos ter um governo do hemisfério Sul ou uma coligação do Norte?
Este fim de semana reserve oito horas no sofá. Não se vai arrepender. Vai perceber como o futebol está atrasado e como um jogo que passa pela conquista de terreno, numa luta palmo a palmo, enche estádios onde as claques se misturam, bebem hectolitros de cerveja e aceitam todas as decisões dos árbitros. Assistem às repetições nos ecrãs gigantes, ouvem as decisões dos juízes e a festa continua. Entrada

O que ouvem os portugueses
O streaming veio alterar por completo os hábitos de escuta de música em Portugal. O álbum está prestes a entregar a alma ao criador. E as estrelas já não são aquelas que víamos no céu. O texto é do Miguel Cadete.

“O meu filme é uma metáfora de Portugal”
Três anos após “Photo”, aos 78 anos de idade, Carlos Saboga reincide na realização. Em “A Uma Hora Incerta” – que hoje estreia – ele regressa à memória de um Portugal atabafado e salazarento, dos anos 40, onde a polícia política tinha uma presença atemorizante. Um mundo que ele conheceu bem. Entrevista de Jorge Leitão Ramos


Luaty Beirão, um grão na engrenagem do regime POR CRISTINA POMBO
Luaty Beirão, um grão na engrenagem do regime POR CRISTINA POMBO

Sem comentários:

Enviar um comentário