quinta-feira, 18 de outubro de 2018

[património religioso] divulgando...

dnbci18 banner

dnbci18 dia 18
 almada

VISITA GUIADA "OLHAR A ARTE E OS ACERVOS DOCUMENTAIS RELIGIOSOS NA CAPELA S. JOÃO DA RAMALHA"
ALMADA, Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família / Capela S. João da Ramalha
18 de Outubro, das 10h00 às 11h30

Iniciativa aberta ao público em geral, entrada gratuita.



 capelas

ROTEIRO CATEQUÉTICO PELA IGREJA MATRIZ DAS CAPELAS
CAPELAS, Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
18 de Outubro



 evora s francisco

CONFERÊNCIA A NARRATIVA PICTÓRICA DA ESTIGMATIZAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
ÉVORA, Igreja de São Francisco
18 de Outubro, 15h00
Apresentação da recente intervenção de conservação e restauro da pintura de grande formato Estigmatização de São Francisco de Assis, da autoria de António de Oliveira Bernardes, pelas conservadoras-restauradoras Fátima Teixeira e Andréa Teixeira. Encerra o programa comemorativo um concerto de órgão de obras portuguesas e italianas, dos séculos XVI a XVIII, interpretado pelo organista titular da Igreja, Rafael Reis.



 dnbci17 fatima exp cartaz

VISITAS GUIADAS À EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA "AS CORES DO SOL: A LUZ DE FÁTIMA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO"
FÁTIMA, Santuário de Fátima
18 de Outubro, 11h00, 15h00 e 16h30
Através deste programa os visitantes poderão ter acesso à interpretação dos objetos que se encontram na exposição e a percecionar de forma mais próxima o discurso museológico traçado para esta exposição que encerra no final do mês de Outubro. Visitas asseguradas pela equipa do Serviço de Inventariação, Exposição e Interpretação do Património.



lagoa

ENCONTRO "AS IMAGENS FALAM"
LAGOA, Igreja Matriz (sacristia)18 de Outubro, 20h30



 lisboa academia

VISITAS GUIADAS Á ACADEMIA NACIONAL DE BELAS ARTES
LISBOA, Academia Nacional de Belas Artes
18 de Outubro, 11h00 e 15h00
Visita ao Salão Nobre (Galeria de Retratos de Artistas e de Presidentes), antecâmara da Biblioteca (retratos de eclesiásticos) e à Biblioteca Histórica (núcleo dos conventos extintos). A Academia Nacional de Belas Artes teve origem na Irmandade de São Lucas e conserva no seu património documentação que se lhe refere, relativa aos principais pintores Portugueses do século XVIII, que a ela pertenceram (Pedro Alexandrino e Wolkmar Machado).



 lisboa mmusica

VISITA GUIADA À COLEÇÃO DO MUSEU NACIONAL DA MÚSICA
LISBOA, Museu Nacional da Música
18 de Outubro, 14h30
Visita em torno da história do Museu e de alguns instrumentos ligados à música religiosa, presentes na coleção. Orientada por Victor Palma. Mediante pagamento de bilhete de acesso ao Museu. Reserva de presença através do número 217 710 990.



 lisboa mnaa julgamento das almas

VISITA GUIADA "IMAGENS DA MORTE NA ARTE PORTUGUESA"
LISBOA, Museu Nacional de Arte Antiga
18 de Outubro, das 15h30 às 17h00
Um percurso pela exposição permanente apresentando alguns aspetos da representação da morte na arte portuguesa: o julgamento das almas, o paraíso, o inferno, o nascimento do purgatório, a morte e a ressurreição. orientada por Miguel Soromenho, destina-se ao público em geral. Participação com o bilhete de entrada (sem inscrição prévia).



 lisboa gulbenkian

CONFERÊNCIA "BREVIÁRIO DO DUQUE HÉRCULES DE FERRARA, LA 129"
LISBOA, Museu Calouste Gulbenkian (hall da biblioteca)
18 de Outubro, das 17h00 às 18h00
Hércules I d'Este, duque de Ferrara e Módena entre 1471 e 1505, contribuiu decisivamente para a prosperidade de Ferrara. O patrocínio das artes, atividade que desenvolveu grandemente, constituía peça fundamental na sua estratégia de afirmação política e de reforço da identidade cultural.
Um dos luxuosos manuscritos que encomendou, concluído cerca de 1492, foi o Breviário do Duque Hércules I de Ferrara, que foi adquirido por Calouste Gulbenkian em 1920, fazendo atualmente parte do espólio da Coleção do Fundador. Nesta apresentação iremos debater questões relacionadas com o local e data de origem do códice, o estilo da iluminura, influências artísticas, testemunhos da tendência renascentista e da permanência de modelos medievais.



 rromanico 1

PALESTRA "SÃO LUCAS E PINTURAS MARIANAS"
LOUSADA, Centro de Interpretação do Românico
18 de Outubro, 10h30 e 14h30
Actividade destinada a alunos de Universidades Séniores, seguida de visita ao Centro de Interpretação do Românico em Lousada. 



 viseu

VISITAS ORIENTADAS NA PROCURA DE DEUS: CINCO DIAS, CINCO IGREJAS
MÕES, Igreja de Santa Eufémia, Soutelo
18 de Outubro, 21h00
Visita orientada por Fátima Eusébio (DBCDV).



 porto clerigos concerto

CONCERTO DIA DE S. LUCASPORTO, Igreja dos Clérigos
18 de Outubro, 12h00
Dando a conhecer a cultura musical de cariz sacro em Portugal, apresenta um programa do século XVIII a inícios de XIX, pelo organista Rui Soares.
Programa: António Silva Leite (1759-1833 / Porto) - Vota mea Domino; Frei Marques e Silva (1782-1837 / Vila Viçosa) - Versos de 4º tom (sobre o Hino "Iste Confessor"); Policarpo José da Silva (1745-1803 / Lisboa) - Murmurate clari fontes; António Silva Leite - Aria Latina.



 porto ucp

ARTE E TRANCENDÊNCIA: Conversa a partir do trabalho de João OnofrePORTO, Universidade Católica (Campus Foz, auditório Ilídio Pinho)18 de Outubro, 19h00
A Escola das Artes promove uma conversa em torno do artista português João Onofre. O trabalho de Onofre não tem qualquer tipo de conteúdo religioso, nem usa nenhum tipo de iconografia próxima da chamada arte religiosa. Mas muitas destas obras são importantes meditações acerca da finitude, da morte, do desencontro, da solidão e da procura humana de redenção.
Esta reflexão terá como ponto de partida o visionamento de uma seleção de trabalhos deste artista (filmes, fotografias, etc.) através do qual Nuno Crespo e João Duque conversarão sobre as questões da finitude, da consciência da morte e da relação humana com a sua própria extinção; mas igualmente do modo como no trabalho de João Onofre existe uma permanente reflexão acerca da impossibilidade, do desencontro e da necessidade de encontrar algures algum tipo de consolo e redenção.



 santarem

COLÓQUIO "ORNAVERUNT LAMPADES: A ARTE CRISTÃ NA HERANÇA DE LUIZA ANDALUZ"
SANTARÉM, Casa Madre Andaluz
18 de Outubro, das 10h00 às 18h00
Iniciativa que assinala a Vida e Obra de Luiza Andaluz, por ocasião do reconhecimento das virtudes heroicas, por decreto do Papa Francisco, em 19 de dezembro de 2017. Figura marcante no contexto social de Santarém desde finais do século XIX, dedicada aos mais desfavorecidos, sobretudo no âmbito educacional e de apostolado, o seu legado mantém-se vivo através da Congregação que fundou, e que ainda hoje desempenha papel ativo em inúmeras comunidades em Portugal e no Mundo.
Da atividade por si desenvolvida e continuada pela Congregação, foi reunido um conjunto patrimonial que merece investigação aprofundada, bem como outro que direta ou indiretamente se encontra associado às suas causas, numa linha cronológica que se estende do século XVII ao presente. A entrada do colóquio é livre, mas carece de inscrição através de formulário disponível na página do Museu Diocesano.



 sesimbra capela espirito santo

VISITA AO NÚCLEO DE MUSEOLÓGICO DA CAPELA DO ESPÍRITO SANTO DOS MAREANTES
SESIMBRA, Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo dos Mareantes
18 de Outubro, 10h30 (marcação prévia até às 17h00 do dia 17)
Edificação de finais do século XV composta por Capela e Sprital Medieval. Foi erigida por mareantes sesimbrenses que dedicaram o edifício ao culto ao Espirito Santo/Corpo Santo. No local da antiga capela, piso superior, podem-se observar obras de arte dos séculos XV ao XVIII, das quais se salienta a obra atribuída a Gregório Lopes "Nª Srª da Misericórdia" e duas tábuas com a representação de "Stº António" e de "S. Tiago Peregrino", atribuídas ao Mestre da Lourinhã. No piso inferior observam-se as estruturas do hospital quinhentista, no qual era dada aos mais carenciados a assistência e apoio necessários. Grupos até 15 participantes. Acesso gratuito.


dnbci18 dia 19


 baga tibaes

VISITA AO MOSTEIRO DE SÃO MARTINHO DE TIBÃES PELO OLHAR DE ORADORES CONVIDADOS
BRAGA, Mosteiro de São Martinho de Tibães
19 de Outubro 2018, 18h30
Visita guiada ao Mosteiro de São Martinho de Tibães pelo olhar de vários oradores convidados. Escolhendo peças ou espaços do monumento, procurarão promover um outro olhar sobre o património religioso, em diálogo aberto com o público.
Oradores: Helena Sarmento (Médica no Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães; João Tiago Magalhães (Professor de piano); José Carlos Miranda (Professor na Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga); Paulo Monteiro (Diretor do jornal Correio do Minho); Salete Anjos (Jurista); Teresa Cristina Azevedo (Consultora).



 braganca arquivo

INAUGURAÇÃO DA MOSTRA DOCUMENTAL "A ICONOGRAFIA NOS MISSAIS E SÍMBOLOS NA EUCARISTIA LITÚRGICA"
BRAGANÇA, Arquivo Distrital
19 de Outubro
Este evento tem como objetivo dar a conhecer o património documental e religioso, tendo como pressuposto, valorizar, salvaguardar, divulgar, incentivar toda a comunidade, num elo de partilha, fundamental para a coesão da memória coletiva, onde a dimensão do belo desperta em cada um de nós, bem como evidenciar a plenitude do diálogo na aliança da homilia como um prazer sempre renovado para a vida espiritual.




 evora paramentaria

CONFERÊNCIA "DOS QUATRO CANTOS DO MUNDO: A PARAMENTARIA DA ARQUIDIOCESE DE ÉVORA"
ÉVORA, Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo / Museu de Évora
19 de Outubro, 17h00
Conferência por Inês Santos Palma. No universo religioso, os paramentos são um dos principais meios através do qual se manifesta o Theatrum Sacrum, onde se materializa o culto e a devoção.
Graças à importância da Arquidiocese de Évora, a paramentaria era não só em grande número, mas de grande qualidade, encontrando-se peças de produção nacional e outras provenientes dos mais diversos centros produtores europeus – Itália, Espanha, França, bem como do oriente, fruto das relações comerciais existentes por exemplo com a China.
A presente conferência debruçar-se-á sobre os aspetos acima enunciados, mas também como esta indumentária sacra pode ser um ponto de referência para análises histórico-artísticas, iconográficas e até científicas.



 leiria museu

A ARTE CRISTÃ EM DIÁLOGO COM TODOS
LEIRIA, Museu de Leiria
19 de Outubro, 11h30
Visita à exposição "Um Manto de Todas as Cores: A Virgem Maria no Território de Leiria-Fátima". Com a presença dos alunos da Cercilei e do cardeal D. António Marto.

 leiria misericordia
CONCERTO UDJAT
LEIRIA, Igreja da Misericórdia
19 de Outubro, 21h00
Ensemble musical. Guitarra portuguesa, voz, percussão. Entrada livre.

Saber mais
 lisboa ippem
CONFERÊNCIA "SANTUÁRIOS MARIANOS E RELIGIOSIDADE POPULAR: EX-VOTOS PORTUGUESES DA ÉPOCA MODERNA"
LISBOA, Salão Nobre da Universidade Aberta
19 de Outubro, 19h00
Conferência proferida pela Prof. Doutora Isabel Drummond Braga, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do CIDEHUS (Universidade de Évora), especialista em temáticas da história religiosa da Idade Moderna.

Saber mais
 rromanico 1
OFICINA DE PINTURA A FRESCO "SÃO LUCAS E PINTURAS MARIANAS"
LOUSADA, Centro de Interpretação do Românico
19 de Outubro, 14h30
Actividade destinada a alunos do Curso de Artes Visuais.

Saber mais
rromanico 1
PALESTRA "A PRESENÇA JESUÍTA NA ROTA DO ROMÂNICO"
RESENDE, Igreja de São Martinho de Mouros
19 de Outubro, 20h30
Palestra por José Augusto Costa (Rota do Românico).

Saber mais

Conheça aqui todas as actividades
dnbci18 dia 18 a 21
www.bensculturais.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário