no jn...
e o pouco que está disponível da ligação 'online':
"Escola dividiu estudantes em função das
notas e juntou os de pior desempenho em turmas com apoio reforçado
vMedida alvo de críticas é agora aplaudida
A polémica rapidamente deu lugar a aplausos. A Escola João Gonçalves
Zarco juntou os alunos com mais dificuldades em turmas onde foi
reforçado o apoio. Os resultados foram positivos e o projeto alargado.
Designado "Zarcompensa", o projeto
da escola básica e secundária de Matosinhos arrancou, no ano letivo
passado, em duas turmas dos 8.o e 10.o anos. O primeiro passo foi fazer
testes de diagnóstico a Português e Matemática. Os resultados, em
conjugação com as notas anteriores, permitiram aferir o nível de
conhecimentos às duas disciplinas. A seguir, foram constituídas turmas
com os alunos com mais dificuldades.
Os pais reagiram com
apreensão e desconfiança. "Os nossos filhos vão para uma turma de
'burros'?" - era a pergunta que Maria Rosa Carvalho, da associação de
pais, mais ouvia dos apreensivos encarregados de educação. "Eu
compreendia porque se fosse com o meu filho também ficava preocupada,
mas houve, por parte da escola, um grande esforço para esclarecer todas
as dúvidas.""
aqui.
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